A região recebeu 50 operadores turísticos chineses para reforçar a cooperação com este destino asiático.
O Turismo do Porto e Norte de Portugal, em parceria com o Turismo de Portugal, a Media Travel & Logistics e a ID Travel Pro, recebeu, de 15 a 17 de fevereiro, 50 operadores turísticos chineses de cidades-chave como Pequim, Xangai, Chongqing e Tianjin, bem como de centros emergentes como Guangzhou/Shenzhen, Chengdu, Qingdao, Hangzhou e Changsha.
O objetivo desta iniciativa foi o de reforçar a cooperação entre ambos os destinos e posicionar Portugal, nomeadamente o Porto e o Norte, como um destino privilegiado para o mercado asiático.
A visita foi cuidadosamente preparada e incluiu passagens por Guimarães, Braga e Porto, locais onde os convidados tiveram a oportunidade de experimentar a cultura, história e hospitalidade tão portuguesa.
Em Guimarães, os convidados desfrutaram de um jantar de temática medieval na Pousada de Guimarães, acompanhados por Luís Pedro Martins, Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, e Sofia Ferreira, Vereadora do Ambiente de Guimarães. Já em Braga, o Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio, recebeu a comitiva na Câmara Municipal, reforçando os laços institucionais.
A visita culminou com um workshop de networking no Holiday Inn Porto Gaia, onde 53 fornecedores portugueses e compradores chineses realizaram centenas de reuniões. Entre os participantes constavam as representações de turismo do Porto e Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Madeira, juntamente com a Turkish Airlines - a única transportadora com ligações diretas entre Portugal e a China.
Esta iniciativa contou com o apoio dos seguintes parceiros: Restaurante Mauritânia, WOW Porto, Caves Fonseca, HF Ipanema Park, Pousada de Viana, Pousada de Guimarães, INNSiDE by Meliá Braga Centro, Kopke Port Wine, Holiday Inn Porto Gaia, Município do Porto, Município de Guimarães e Município de Braga.