Madrid retifica a data de abertura das fronteiras com Portugal depois do governo português pedir esclarecimentos sobre a declaração da ministra do turismo espanhola.
Reyes Maroto, ministra da Indústria, Turismo e Comércio ao serviço do governo espanhol tinha anunciado, na manhã desta quinta-feira, que as fronteiras terrestres com Portugal e França reabririam a 22 de junho, data em que cessaria o Estado de Emergência, a 22 de junho.
As declarações surpreenderam os responsáveis portugueses que, rapidamente, solicitaram esclarecimentos aos homólogos espanhóis. Em declarações à Lusa, Augusto Santos Silva, Ministro dos Negócios Estrangeiros, disse “fomos surpreendidos com estas declarações da ministra responsável pelo Turismo que ‘anuncia’ a reabertura da fronteira entre Portugal e Espanha para o próximo dia 22 de Junho”.
Salientando que esta decisão não se enquadra no quadro de “comunicação estreita” entre os dois Governos para a gestão das fronteiras, o ministro acrescenta ainda que “quem decide sobre a abertura da fronteira portuguesa é naturalmente Portugal, e Portugal quer fazê-lo em coordenação estreita com o único Estado com o qual tem uma fronteira terrestre”.
O Governo Espanhol emitiu, poucas horas depois, um comunicado a retificar a data de reabertura das fronteiras internacionais para 1 de julho. Acrescentando que, com o fim do Estado de Emergência, a 20 de junho, será restabelecida “a mobilidade dentro do território nacional” espanhol.