Notícias internacionais: agosto de 2025

#Notícias

Reunimos um conjunto de notícias breves sobre alguns dos mais importantes mercados turísticos, que nos chegam através das equipas do Turismo de Portugal espalhadas pelo mundo. Veja as referências atualizadas em agosto.

Tendências

*Espanha, Reino Unido, Alemanha, Portugal, França e Itália foram os principais destinos europeus para onde voou a maioria (79%) dos passageiros que partiram de aeroportos suíços em 2024. Zurique teve mais voos para a Alemanha e Genebra para França; julho foi o mês com mais passageiros, enquanto janeiro e novembro foram os que apresentaram números mais baixos.

*A maioria (73%) dos suíços pretende viajar nos próximos 12 meses, segundo um inquérito da Easyjet Holidays. Os destinos de praia no Mediterrâneo são os mais procurados, estando também em destaque destinos fora da Europa, grandes capitais europeias e cidades médias como o Porto, Florença e Cracóvia. Os viajantes suíços valorizam o descanso na praia, a gastronomia local e a oferta cultural, bem como, na hora de reservar, fatores como a relação qualidade-preço, o bom serviço ao cliente e um processo de reserva simples.

*O clima influencia as decisões de férias dos alemães. De acordo com a Análise de Viagens da FUR, mais de 40% consideram as condições meteorológicas um fator importante, sendo que sol, calor moderado e céu limpo são ideais, enquanto chuva, frio ou calor extremo são desmotivadores.

*Na escolha do destino de férias, apenas 17% dos alemães consideram a sustentabilidade mais importante do que o preço, segundo um estudo da fundação Stiftung für Zukunftsfragen. Outros dados: os viajantes com mais de 65 anos planeiam cada vez mais as suas viagens de forma autónoma e digital, enquanto os mais jovens preferem ofertas padronizadas; as redes sociais influenciam 14% dos viajantes na escolha do destino; e 5% dão importância a opções vegetarianas ou veganas.

*O dossiê sobre distribuição de viagens indica que o setor das agências de viagens mobile na Alemanha está a crescer mais rápido do que o das lojas físicas. As agências TLTU (da TUI), Rita AG e Solamento lideram o mercado.

*O mesmo dossiê adianta que o mercado de viagens online na Alemanha voltou a crescer no ano passado e que a empresa que mais beneficiou foi a Check24, com um aumento estimado de 32% nas vendas, acima da média do mercado. Cerca de 70% do seu volume de negócios em viagens prendeu-se com o segmento de viagens organizadas (pacotes turísticos). A tendência aponta para uma continuação da migração do canal físico para o online, especialmente no que toca a viagens para destinos de praia de média distância.

*No que se refere ao mercado de viagens de negócios na Alemanha, o dossiê refere que este cresceu pouco em 2024, com um volume total de cerca de 47,2 mil milhões de euros. O número total de viagens caiu 8% relativamente a 2023 e quase 50% face a 2019. O dossiê indica ainda o Top 10 das agências de viagens de negócios.

*Dados da Travel Data + Analytics indicam que, na Alemanha, o verão de 2025 mostra sinais de recuperação sólida (+6% nas vendas até ao final de junho) e que o período de inverno regista já um aumento de 13% no volume de negócios e 8% mais viajantes. Tailândia, Maldivas e República Dominicana são os destinos de longa distância mais procurados.

*Segundo a VakantieDiscounter, operadora neerlandesa, no final deste verão cresce a procura por destinos de nicho como Albânia, Maurícias, Sri Lanka e Tailândia, apesar de Espanha, Turquia, Grécia, Egito e Itália se manterem no top 5. O preço médio das férias subiu 8%, para 866 euros por pessoa, impulsionado por estadias mais longas e alojamentos de luxo. Portugal mantém-se competitivo e integra o top 10 das escolhas para este período.

*Um estudo da DataSynergy e do BNP Paribas Fortis revela que 11% dos belgas pediu dinheiro emprestado para ir de férias no último ano, percentagem que sobe para 22% entre os menores de 27 anos. Apesar de 8 em cada 10 definir um orçamento, a inflação leva a cortes nos gastos. Ainda assim, 7 em cada 10 continua a viajar, com França e Espanha no topo das escolhas.

Mercados

*Em parceria com o WWF Alemanha e a consultoria Mascontour, a iniciativa Futouris lançou um projeto para promover a proteção da biodiversidade no turismo, com diretrizes e ferramentas práticas para que as empresas turísticas implementem estratégias de preservação ambiental. A primeira fase, que decorre até março de 2026, inclui a criação de um guia e um toolkit com boas práticas.

*O Coordenador de Turismo do Governo alemão Christoph Ploss, apresentou a agenda ‘Rückenwind für die Tourismuswirtschaft’ (‘Vento em popa para o setor do turismo’, numa tradução livre), que defende a digitalização dos vistos para turistas e viajantes de negócios; a flexibilização das leis laborais; a redução da burocracia para apoiar pequenas empresas do setor; a melhoria das ligações de transporte na Alemanha; a redução de impostos e taxas sobre voos; e que o IVA na restauração se mantenha permanentemente nos 7%.

*O Campeonato da Europa de Futebol Feminino 2025 gerou um impacto turístico muito positivo para a Suíça, com as cidades anfitriãs a registarem elevadas taxas de ocupação hoteleira, bem como aumentos significativos em dormidas, consumo na restauração, transportes públicos e comércio local.

*De acordo com o portal de comparação de preços suíço Comparis, nos últimos cinco anos, os preços das viagens organizadas na Suíça subiram 30% e as dormidas em hotéis aumentaram 21%. O aumento dos custos com pessoal, energia e limitações de capacidade são os principais fatores.

*A TAP Air Portugal lançou uma parceria com a Samsung: os passageiros com smartphones da marca vão poder guardar os cartões de embarque e de passageiro frequente diretamente na Samsung Wallet.

*Priority Boarding é o novo serviço pago da companhia aérea Eurowings, que permite que todos os passageiros embarquem mais cedo, mediante o pagamento a partir de sete euros por pessoa. O serviço, que estava antes reservado apenas a passageiros da classe BIZ, a membros do HON Circle ou senadores, está disponível em voos selecionados e requer que a reserva inclua uma bagagem de mão grande.

*A frota da Condor, que atualmente é de 50 aviões, pode crescer até 140 aviões até 2031 (40 para voos de longo curso e 100 para curto e médio curso), segundo o CEO da empresa. Peter Gerber vê ainda oportunidades de expansão, especialmente nos Estados Unidos, China e Índia, e aposta num modelo que integra passageiros em trânsito.

*Após negociações difíceis com o grupo Globalia, a Lufthansa desistiu oficialmente de investir na companhia aérea espanhola Air Europa, tal como já tinha acontecido com a Air France-KLM. A Turkish Airlines surge como principal candidato à compra de uma participação minoritária de até 25% e a Etihad Airways também continua interessada.

*Apesar da conjuntura económica e da subida acentuada dos custos, em 2024, as 50 maiores cadeias hoteleiras na Alemanha aumentaram o volume de negócios em 9,3%. A Accor lidera o ranking, seguida pela Marriott e pela IHG. O maior crescimento (+32,1%) foi o da DSR Hotel Holding. O setor continua a crescer, impulsionado por eventos culturais, aumento das tarifas e consolidação entre operadores.

*Também a hotelaria suíça registou no primeiro semestre deste ano um aumento de 1,4% face a 2024, com 20,4 milhões de dormidas – um crescimento impulsionado pelos turistas estrangeiros (+3,0%). As dormidas de residentes suíços sofreram uma ligeira queda (-0,3%).

*A empresa austríaca de turismo Verkehrsbüro AG (que inclui a Eurotours e a Ruefa) está a planear entrar no mercado hoteleiro alemão, com a aquisição de seis a dez hotéis, de preferência na Baviera, conforme apontou o diretor executivo da empresa, Martin Winkler.

*‘Explore France 2025’ é o novo magazine digital, lançado pela agência francesa de turismo Atout France, para reforçar a presença na Alemanha, Áustria e Suíça. A revista, que se espera alcançar dois milhões de impressões nestes mercados, foca três grandes temas: montanhas, férias ativas e gastronomia.

Veja Também...

Fale connosco...

Para esclarecimento de dúvidas e disponibilização de mais informações não hesite em contactar-nos.