Reunimos, como vem sendo hábito, um conjunto de notícias breves sobre alguns dos mais importantes mercados turísticos, que nos chegam através das equipas do Turismo de Portugal espalhadas pelo mundo. Confira as referências mais recentes, atualizadas em dezembro.
*A Amadeus revelou as seis tendências que vão redesenhar as viagens em 2026: as viagens com animais de companhia; a combinação do humano e da tecnologia para planear viagens; uma nova geração de aviões que reduz os tempos de viagem; o turismo inspirado pela cultura pop; a personalização das estadias em hotéis e a tecnologia ao serviço dos viajantes (robôs que transportam bagagens, bilhetes comprados com um scan da palma da mão ou túneis que se iluminam com hologramas…).
*Para quase metade dos donos de cães, é o próprio animal de estimação que determina o destino e o alojamento das férias, indica uma análise da Booking, que regista milhões de pesquisas por opções ‘pet-friendly’. Segundo a plataforma, 43% dos inquiridos escolhem destinos especialmente adaptados a cães.
*De acordo com o Changing Traveller Report 2026, da SiteMinder, que inquiriu em 14 países, os viajantes são mais tecnófilos, focados no conforto e atentos às implicações das suas escolhas. Os viajantes recorrem à IA para reservar alojamento e esperam que as ferramentas os ajudem a acompanhar preços, a detetar fraudes e a dar ofertas mais ajustadas.
*A Booking.com apresentou, em França, as suas previsões de viagem para 2026: a maioria dos franceses está interessada em destinos inspirados em fantasia (55%); está aberta a alojamentos equipados com robôs para limpeza, culinária e gestão ecológica (66%); utilizaria as viagens para testar compatibilidades (62%) e são favoráveis a road trips partilhadas (82%), entre outras curiosidades.
*Um estudo do gabinete G2A Consulting para o selo Famille Plus revela as tendências de férias em família entre os franceses. Alguns destaques: o alojamento é um pilar central para o sucesso da estadia; acolhimento e serviços de um destino influenciam a escolha de férias; conforto, preço e flexibilidade são prioridades.
*As férias multigeracionais são cada vez mais populares na Suíça, embora cada geração tenha as suas necessidades (os adolescentes querem Wi-Fi rápido, os pais procuram atividades e os avós apreciam descanso), avança um inquérito da Interhome, especializada em reservas de casas e apartamentos de férias.
*Quase 88% dos suíços pretendem viajar em 2026, segundo uma pesquisa realizada pela Marketagent Schweiz para a Dertour Suisse. Cerca de um terço dos inquiridos pensa realizar duas viagens e 11% quatro ou cinco. No inverno, 46% escolhem destinos dentro do país, enquanto 20% procuram sol e 12% optam pelo exterior.
*Em 2025, os suíços preferiram destinos de sol para as suas viagens organizadas, com destaque para Turquia, Egito e Espanha. De referir que a maioria das reservas foi feita aos domingos, que as viagens de última hora são mais frequentes no inverno e há um maior planeamento antecipado para destinos de longa distância como Tailândia e Maldivas.
*O operador turístico dinamarquês Apollo Rejser apontou dez tendências de viagem para 2026: hotel hopping na mesma região; viagens organizadas; gastronomia como principal atração; férias ao próprio ritmo; viagens a solo; viagens em família; férias com calma e profundidade; o hotel como destino; viajar fora da época alta; e viagens de beleza e bem-estar.
*Uma pesquisa da Sifo para a TUI revela que uma em cada três pessoas usa IA em alguma parte do processo de planeamento das férias, sendo mais comum usar a IA para encontrar atividades no destino (10%), para dicas de restaurantes e bares (7%) e para sugestões de destinos que correspondam às necessidades do viajante (6%). De referir ainda a utilização da IA para ajuda linguística (na tradução, por exemplo) e para a descoberta da melhor forma de deslocação.
*Em 2026, os viajantes norte-americanos vão virar a sua atenção para locais menos conhecidos: Limón (Costa Rica) lidera o Top 10 dos destinos preferidos, seguido de Jaipur (Índia), Bodrum (Turquia), Madeira (Portugal) – apreciada pela sua beleza natural durante todo o ano –, Vail (Estados Unidos), Zadar (Croácia), Olbia (Itália), New Haven (Estados Unidos), Bilbau (Espanha) e Mykonos (Grécia).
*O relatório de tendências de viagens para 2026 do The Points Guy indica que os norte-americanos estão a dar prioridade a viagens internacionais, apesar das incertezas económicas, e estão a optar por destinos menos visitados. Além disso, a diferença entre experiências de viagem premium e económicas está a aumentar e a integração da IA está a remodelar o planeamento de viagens.
*Um relatório da YouGov indica que os norte-americanos têm uma abordagem cautelosa em relação às viagens internacionais: os fatores pessoais, a incerteza económica e o aumento dos custos de viagem são os principais fatores que afetam as decisões. Destaque ainda para as viagens fora da época alta, as reservas antecipadas e os alojamentos alternativos, para garantir melhores preços.
*A YouGov estudou ainda o comportamento de férias dos alemães e refere que, apesar do aumento dos custos de viagem, a maioria continua a viajar para o estrangeiro pelo menos uma vez por ano. Para poupar, muitos escolhem a época baixa, destinos mais económicos, reservar mais cedo ou encurtar a estadia. Espanha e Itália são os destinos favoritos.
*Uma análise aos dados de reservas antecipadas do Grupo Dertour indica que os destinos de curta e média distância mais populares entre os viajantes alemães para o próximo verão são Turquia, Espanha, Grécia, Egito e Tunísia, enquanto o Oceano Índico, Tailândia, América do Norte, Emirados Árabes Unidos e Caraíbas são os destinos de longa distância preferidos.
*Grécia é também o destino com mais forte procura no segmento de reservas antecipadas da TUI para o verão de 2026. A empresa regista um aumento crescente de viagens a solo e city trips, bem como de viagens longas e de cruzeiros, com os Estados Unidos, Tailândia, Maldivas, Maurícias e Emirados Árabes Unidos a liderarem as escolhas.
*Um inquérito da Skyscanner indica que 58% dos viajantes alemães planeiam realizar viagens de longa distância com mais frequência em 2026, sendo a Ásia a região preferida, seguida pela América do Norte e pelo Caribe. Além disso, 45% pretendem viajar com o parceiro, 26% com a família, 17% sozinhos e 11% com amigos.
*O Urlaubsbarometer 2026 indica que viajar é uma prioridade para os clientes da Gruber, com mais de 95% dos austríacos a planear férias no próximo ano: as viagens de praia são as mais populares e os cruzeiros continuam a crescer. Grécia, Croácia, Itália e Espanha – e o Egito nos destinos longínquos –, são as principais escolhas para 2026.
*Uma sondagem da Skyscanner concluiu que, para os italianos, o Natal é celebrado em família e estar em família é o mais importante durante as festas de fim de ano. Ainda sobre o comportamento dos italianos nesta época, as viagens são uma tendência crescente (7%): 13% viajam com frequência e 22% ocasionalmente, 27% raramente e 36% nunca viajam.
*A EF Ultimate Break nomeou Portugal como ‘Destino do Ano’ para 2026, destacando a sua acessibilidade, autenticidade e paisagens diversificadas. Portugal tornou-se num dos principais destinos para os viajantes da Geração Z e da geração Millennial.
*A plataforma internacional HelloSafe publicou o Travel Safety Index 2025, que examina 180 países com base em 35 critérios, que incluem desastres naturais, taxas de criminalidade e violência, instabilidade política e qualidade da assistência médica. No Top 10, a Europa está representada pela Áustria, Suíça, República Checa, Eslovénia, Finlândia, Irlanda e Hungria; no Top 20, acrescenta-se a Eslováquia, a Estónia, Portugal e os Países Baixos.
*O relatório de tendências de viagens de luxo da Classic Vacations prevê um forte crescimento neste segmento em 2026, com foco em experiências personalizadas e significativas, e regista um aumento do interesse em locais populares e menos conhecidos. Como termos emergentes em viagens destacam-se as ‘whycations’ (viagens com propósito), ‘hushpitality’ (viagens de bem-estar com o mínimo de ruído) e o ressurgimento da mentalidade ‘YOLO’ (You Only Live Once).
*Num artigo de opinião, Anders Falkirk, repórter da Travel News, refere que as viagens do futuro têm menos a ver com destinos e mais com o que move as pessoas a viajar. Deixa ainda algumas observações concisas, onde assinala a fuga do turismo de massas, o cansaço da IA, a atração por cidades verdes e habitáveis, a mudança de geração, entre outras.
*Uma pesquisa da USTOA (United States Tour Operators Association) sobre o setor do turismo espera que a inteligência artificial, as experiências de viagem autênticas e as preocupações económicas sejam as principais influências nas decisões de viagem em 2026.
*De acordo com o relatório ‘Risk Outlook’ da International SOS, a instabilidade geopolítica, as perturbações comerciais e o aumento dos crimes cibernéticos são os maiores riscos para as viagens de negócios em 2026, além das perturbações relacionadas com o clima e da imprevisibilidade do mundo.
*Na última edição do BizTravel Forum, Luca Patanè, presidente do Grupo Uvet, apontou que a procura por apartamentos, mesmo para estadias curtas, está a crescer a um ritmo muito mais acelerado do que a dos quartos de hotel tradicionais.
*A Global Business Travel Association (GBTA) refere que, em termos de faturação, o mercado global de viagens de negócios já voltou ao nível de 2019, mas sobretudo devido ao forte aumento dos custos. O número de viagens está entre os 70% e 75% do período pré-covid e, adianta, dificilmente vai voltar aos valores anteriores, devido à maior realização de reuniões virtuais, à combinação de várias deslocações numa só viagem e aos orçamentos mais restritivos.
*A Eurocontrol, organização europeia responsável pelo controlo do tráfego aéreo, prevê que, até 2030, o tráfego aéreo na Europa aumente 10%. O crescimento é explicado principalmente pelo turismo de férias, sobretudo para o Mediterrâneo.
*O Travel News Market Denmark 2026, evento B2B que decorre a 27 de janeiro, em Copenhaga, dirigido a agentes de viagens, operadores turísticos e players do segmento MICE, vai oferecer aos novos expositores portugueses um desconto de 10% sobre o valor de participação. O evento vai reunir compradores e expositores internacionais para reuniões one-to-one agendadas, networking informal e um programa focado na qualidade e relevância comercial. Mais informações: www.travelnewsmarket.com.
*Marcada para outubro de 2025, a feira de turismo Quality Travel Fair, em Copenhaga, foi adiada pelo terceiro ano consecutivo, desta vez, para outubro de 2026. A equipa do Turismo de Portugal nos países nórdicos desaconselha as empresas portuguesas a participarem neste evento, devido ao risco elevado de novos adiamentos ou até de insolvência do organizador (Christian Adamsen – Travel by Nomas).
*No verão de 2027, a Ponant vai operar cerca de 60 cruzeiros no Mediterrâneo no verão de 2027. Entre as novidades, as ligações entre Nice e Palermo e entre Dubrovnik e o sul de Itália. A companhia mantém os cruzeiros nos Açores.
*A Perillo Tours, especializada em viagens independentes e excursões acompanhadas, está a expandir o seu portefólio para além de Itália, e está a incluir Portugal, Grécia, Irlanda, Havai, entre outros destinos.
*Para o verão de 2026, a airBaltic vai aumentar significativamente a sua oferta de assentos em toda a região: a Lituânia vai ter mais 21% de lugares, Riga 12% e Tallinn. Em termos estratégicos, a airBaltic tem optado por garantir ligações aéreas regionais e por crescer onde outras companhias aéreas hesitam, o que justifica os números estáveis da companhia.
*No próximo verão, a Eurowings vai expandir a sua oferta no aeroporto de Berlim-Brandemburgo, com seis novos destinos: Lisboa (três voos semanais, a partir de 29 de março), Londres, Sarajevo, Olbia, Nápoles e Kavala. A companhia aérea vai aumentar a frequência de voos para destinos já populares, onde se inclui Faro (mais uma frequência).
*No verão de 2026, a Ryanair anunciou que vai deixar vários aeroportos regionais franceses. Em entrevista, o diretor comercial da companhia aérea lamentou o aumento das taxas em França. A Ryanair já tinha anunciado uma redução de 13% da sua capacidade no país para o inverno de 2025, tendo sido suprimidos 75.000 lugares e encerradas operações a partir dos aeroportos de Estrasburgo, Brive e Bergerac.
*A SAS iniciou a implementação em toda a frota do novo sistema de Wi-Fi de alta velocidade Starlink, desenvolvida pela SpaceX, que utiliza satélites em órbita terrestre baixa, cobrindo mais áreas que as soluções tradicionais. A SAS aguarda as autorizações formais das autoridades de aviação da Noruega, da União Europeia e dos Estados Unidos.
*No aeroporto de Zurique, líquidos e computadores portáteis vão poder, no futuro, ficar na bagagem de mão, com a introdução de novos scanners de CT que permitem uma análise tridimensional dos objetos. A modernização completa das 26 linhas de controlo de segurança vai prolongar-se até ao verão do próximo ano.
*A VisitBritain, VisitEngland e Tourism Cares lançaram uma ferramenta digital, que apresenta experiências de turismo sustentável no Reino Unido. A Meaningful Travel Map of England mostra experiências que apoiam as comunidades locais, protegem os recursos naturais e culturais e contribuem para uma economia turística sustentável e inclusiva.
*O conceito Destination Pay, lançado no ano passado pela Wonderful Copenhagen, que recompensa visitantes por comportamentos ecológicos, cresceu em 2025, tendo sido adotado por vários museus, hotéis e atrações na capital. Agora, a Wonderful Copenhagen disponibiliza o manual, metodologia e orientações a outros destinos interessados – mais de 100 cidades e regiões já demonstraram interesse no programa. A Wonderful Copenhagen vai realizar em fevereiro um webinar sobre o tema.
*Berlim é um dos destinos que vão adotar o modelo sustentável de turismo Destination Pay. A capital alemã está a trabalhar na sua própria versão do projeto, o Berlin Pay, para incentivar práticas sustentáveis no turismo.
*Aproveitando a longa fase de escuridão da noite polar, a Noruega pretende desenvolver o ‘noctourism’, oferecendo experiências turísticas únicas à noite e em locais com pouca poluição luminosa. Observação da aurora boreal, caminhadas na neve ou passeios por florestas de pinheiros são algumas das atividades.
*Para transformar a gastronomia (de produtos locais a restaurantes Michelin) em maior crescimento turístico, o governo dinamarquês criou um conselho composto por chefs conceituados e por organizações do setor e da indústria alimentar, que vai apresentar recomendações sobre como desenvolver o turismo gastronómico em todo o país.
*A gastronomia italiana foi reconhecida como Património Cultural Imaterial da Humanidade, sendo a primeira gastronomia do mundo a ser reconhecida na sua totalidade pelo Comité Intergovernamental da UNESCO.
*O German Convention Bureau e a associação alemã de viagens de negócios VDR lançaram a plataforma ‘blend it’, oferecendo soluções práticas de gestão de viagens, estimulando estudos sobre o tema e fomentando a criação de ofertas inovadoras. A ideia é promover as viagens bleisure na Alemanha, ajudando empresas e prestadores de serviços a adaptarem-se às novas necessidades dos viajantes.
*Leipzig vai ter um parque temático dedicado ao Asterix, localizado no parque Belantis, que foi comprado pela Compagnies des Alpes. A empresa francesa planeia transformar o local em cinco ou seis anos e espera atrair cerca de 900.000 visitantes por ano.
*A partir de 2028, a Flixtrain vai integrar 65 novos comboios de longo curso do fabricante espanhol Talgo. Até lá, a empresa vai continuar a reforçar a capacidade com comboios modernizados, prevendo oferecer ligações de duas em duas horas e, a médio prazo, também a rota que liga Berlim a Munique.
*A partir do mês de março, a operadora neerlandesa Go Volta vai iniciar ligações ferroviárias de baixo custo a partir da Alemanha, sendo que os primeiros serviços vão ligar Hamburgo e Berlim a Amesterdão. Para dezembro está prevista uma nova rota para Paris. A empresa posiciona-se como low-cost, inclui marcação de lugar e duas peças de bagagem de mão, mas não oferece Wi-Fi.
*A Áustria inaugurou a Koralmbahn, uma linha de 130 km que reduz o tempo de viagem entre Graz e Klagenfurt de três horas para 41 minutos, com um dos túneis ferroviários mais longos do mundo.
*A Trendtours, especialista em viagens para a faixa etária 55+, expandiu-se pela primeira vez para o mercado internacional, oferecendo agora os seus circuitos turísticos na Áustria, com voos a partir de Viena, Salzburgo e Graz. O portefólio inclui destinos clássicos europeus, experiências culturais na Normandia, Grécia e Norte da Macedónia, e roteiros em Singapura, Malásia, Quénia e América do Norte e do Sul.
*O automóvel clube alemão ADAC adquiriu a maioria da Atlantik-Luft-Reederei (ALR), que tem mais de 1.400 clientes empresariais. Com esta integração, os três principais fornecedores médios de business travel (Papendick, MfG e ALR) passam a pertencer ao universo ADAC.
*A Unlimited Travel Group, que tem um total de 11 empresas especializadas em viagens de lazer, de negócios ou eventos, inaugurou o seu primeiro escritório comum em Gotemburgo. O grupo tem registado um forte crescimento e aposta no contacto presencial como um complemento importante para as restantes formas de venda.
*A especialista neerlandesa Boat Bike Tours adquiriu a operadora de cruzeiros de bicicleta Kootstra Schiffsreisen, que, embora parte do grupo, vai manter a marca, a sede e a equipa. Com esta aquisição, há um reforço da oferta de viagens combinadas de bicicleta e barco no mercado DACH.
*A Selectour tem investido em ferramentas de inteligência artificial e, durante o mês de dezembro, lançou um assistente conversacional no seu site e nos 300 mini-sites dos seus membros.