Notícias internacionais: novembro de 2025

#Notícias

Reunimos um conjunto de notícias breves sobre alguns dos mais importantes mercados turísticos, que nos chegam através das equipas do Turismo de Portugal espalhadas pelo mundo. Confira algumas das referências mais recentes, atualizadas em novembro de 2025.

Tendências

*O JOMO (joy of missing out) está a substituir o FOMO (fear of missing out). O novo estudo da Norwegian Cruise Line revela que mais de 70% dos viajantes preferem férias num ritmo mais calmo, focadas no bem-estar e com tranquilidade, em vez de itinerários sobrecarregados e intensos. A liberdade de compromissos (52%), o tempo passado na natureza (48%) e a vivência dos dias ao próprio ritmo (39%) são os aspetos mais valorizados nas férias em estilo JOMO.

*Há cada vez mais alemães a optar por viajar de comboio em vez de avião. Em causa não estão motivos relacionados com o ambiente, mas, especialmente entre os viajantes com mais de 65 anos, motivos médicos e psicológicos. Ainda assim, há vontade de explorar o mundo, através de viagens de comboio, ferries ou cruzeiros.

*O conceito de luxo em viagens está a mudar. Na Alemanha, uma pesquisa da Travelzoo para o Luxury Report 2025 revela que 55% dos viajantes associam o luxo a prazer, qualidade e conforto, enquanto 6% consideram-no símbolo de status. Destaque ainda para o ‘luxo acessível’, que privilegia o valor e a experiência.

*Novos estudos indicam que mais de metade dos noruegueses pretende viajar para o estrangeiro nos próximos 12 meses, apesar de a situação económica influenciar os planos de férias. Há uma procura crescente pela Ásia e pelo sul da Europa, onde cresce o interesse por Portugal e Itália.

*Segundo o relatório Changing Traveller Report 2025 da SiteMinder, os viajantes franceses querem descobrir novos destinos, com 64% dos inquiridos a planear viajar para o estrangeiro, sendo Itália (13,9%), Portugal (8,4%) e Espanha (8,3%) os destinos preferidos. O relatório indica ainda que 48% dos viajantes franceses estão dispostos a viajar para participar em eventos, que 55% estão dispostos a pagar mais por alojamentos eco-responsáveis e que os jovens recorrem cada vez mais às redes sociais para encontrar alojamentos.

*Nas férias de Todos os Santos, os viajantes franceses combinaram descanso, sol e descoberta: Marraquexe, Lisboa, Porto e Istambul foram os destinos preferidos, tal como Banguecoque e Saint-Denis, nos voos de longo curso. Há ainda uma tendência marcada pelas viagens a solo, um aumento das escapadas de natureza e uma procura crescente por experiências personalizadas.
*A Médiametrie, em colaboração com a Fevad, revelou o top 20 dos sites mais visitados em França, com todos os setores incluídos, no terceiro trimestre de 2025. No turismo, o Booking.com é o principal site, ocupando o quarto lugar, enquanto a Airbnb encontra-se em 13.º lugar. A Sncf Connect, operadora francesa que vende bilhetes ferroviários, está na 15.ª posição.

Mercados

*Está confirmado: a SAS vai lançar no próximo mês de dezembro a sua própria agência de viagens online. A SAS Holidays vai oferecer pacotes de voos, alojamento e aluguer de automóvel, tendo como principal foco as viagens de lazer. Para já, a agência vai ser lançada na Dinamarca, Noruega e Suécia, mas há planos de expansão para outros mercados europeus.

*A companhia aérea escandinava SAS lançou o seu programa de inverno, com Copenhaga a ter mais 40% de lugares disponíveis. Os novos destinos de inverno são Marraquexe (Marrocos), Funchal (Portugal), Fuerteventura (Espanha), Kittilä (Finlândia) e Turim (Itália).

*No verão de 2026, o Lufthansa Group vai operar mais de 14 mil voos semanais para 330 destinos em 100 países, apresentando novas rotas e reforços de capacidade. Os voos da Brussels Airlines para o Kilimanjaro, da Swiss para Tóquio, da Lufthansa para St. Louis, Rio de Janeiro e Nairobi estão entre as novidades.

*Por outro lado, a Lufthansa vai reduzir significativamente os seus voos domésticos e europeus no verão do próximo ano, por causa dos altos custos operacionais na Alemanha. Vão ser cortados mais de 50 voos de ligação para os hubs de Frankfurt e Munique, e canceladas várias rotas europeias como Frankfurt – Toulouse e Munique – Tallinn/Oviedo.

*Também a Swiss apresentou o plano de verão 2026, que conta com novos destinos na Polónia (Posen) e na Croácia (Rijeka), além de voos adicionais para Tóquio e várias cidades-sede do Mundial de Futebol nos Estados Unidos e Canadá. Há também um aumento de frequência de voos para destinos europeus populares, como Budapeste, Veneza, Alicante, Valência e Portugal (este a partir de Genebra).

*Depois de ter reduzido operações no inverno, a Ryanair vai retirar, no verão do próximo ano, duas aeronaves do aeroporto de Viena, em protesto contra as altas taxas aeroportuárias e o imposto sobre o transporte aéreo.

*‘Culinary Journey’ é o novo serviço lançado pela Lufthansa, para facilitar a pré-encomenda de refeições nos voos da Lufthansa, Swiss e Austrian Airlines. Os passageiros podem escolher antecipadamente entre até nove menus e reservar bebidas para voos de longo curso, e também encomendar snacks nos voos de curta duração, através da aplicação e do site da companhia aérea.

*Foi um verão forte para o turismo na Áustria, que, entre maio e outubro, registou 74 milhões de dormidas, mais 2,1% face ao ano anterior, e quase 24 milhões de hóspedes (+2,4%). O crescimento foi impulsionado sobretudo por visitantes estrangeiros (+3,4%), apesar de o turismo interno também ter subido ligeiramente (+0,4%).

*Depois de um verão que bateu recordes, com 25 milhões de dormidas, impulsionado por grandes eventos e forte procura europeia, o turismo suíço mantém-se em trajetória de crescimento. Para o inverno, estão previstos cerca de 18,7 milhões de dormidas, mais 0,9% face ao ano anterior.

*A TravelXpo, feira de turismo de Oslo, conta em 2026 com um conceito renovado, depois de um ano com pouca afluência. O evento, que se realiza de 20 a 22 de março em simultâneo com a Camp Villmark, certame de atividades ao ar livre, apresenta-se como um festival de viagens, com gastronomia, música, cultura e experiências, e pretende atrair cerca de 25 mil visitantes.

*Desde o início de novembro que o Dertour Group encerrou globalmente todas as parcerias com operadores que mantêm mamíferos marinhos em cativeiro ou os usam em espetáculos. Agora, o grupo oferece apenas experiências de observação em ambiente natural, reforçando o seu compromisso com a proteção animal e a responsabilidade turística.

*A Kulturresor Europa passou a fazer parte, desde 1 de novembro, da Grand Tours, sua concorrente. Trata-se de uma aposta estratégica para criar uma oferta de viagens mais ampla no mercado sueco.

*Sediada em Hamburgo, a empresa de aluguer de carros Starcar declarou insolvência. Por enquanto, as operações vão continuar e os salários (para as mais de 600 pessoas empregadas) estão garantidos através do subsídio de insolvência.

*De acordo com a UMIH, em França, foram registadas mais de 50.000 insolvências de empresas desde o início do ano. No setor do turismo, a hotelaria consegue manter alguma estabilidade (+2%), apoiada pela afluência turística do verão, enquanto a restauração tradicional continua sob pressão.

Veja Também...

Fale connosco...

Para esclarecimento de dúvidas e disponibilização de mais informações não hesite em contactar-nos.