O Município do Porto volta a assumir a presidência do Fórum do Ambiente da rede Eurocities, cargo que ocupa desde 2018. O mandato deste fórum temático da área ambiental, que integra algumas das mais importantes cidades europeias, estende-se até 2022.
A candidatura do Porto focou-se em aspetos como a importância da recuperação económica ser sustentável ao nível ambiental, seguindo os desígnios do Pacto Ecológico Europeu, que guia os compromissos climáticos assumidos pela Comissão Europeia. Além disso, o Porto também aborda tópicos importantes para a sustentabilidade da cidade, como soluções de base natural, do qual é exemplo a empreitada do Parque Central da Asprela.
Os espaços verdes também se destacaram na candidatura. Atualmente, está presente em discussão pública a duplicação dos espaços verdes na cidade, por parte do Plano Diretor Municipal. Está, ainda, inserida na candidatura a estratégia para o Ambiente no Porto e os resultados obtidos este ano, descritos no Breve Guia do Ambiente.
O envolvimento do Porto na temática do Ambiente desta rede de cidades tem sido particularmente ativo, através do vice-presidente da autarquia e vereador com pelouro do Ambiente, Filipe Araújo.
O Porto é membro da rede Eurocities há 30 anos, organizando vários encontros da estrutura. Está prevista, para 2021, a organização de um Fórum do Ambiente em parceria com a cidade de Guimarães.
A Eurocities é uma rede de 140 cidades em mais de 30 países que procura incentivar a partilha das melhores práticas e a promoção dos interesses das cidades junto das instituições comunitárias, incentivando a inclusão das exigências urbanas nas políticas europeias.