A edição de julho do Barómetro da Organização Mundial do Turismo divulgou que Portugal posicionou-se como 15º destino turístico mundial no ano de 2019, devido à subida de duas posições no ranking global de chegadas de turistas internacionais.
De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) referentes a 2019, Portugal registou a entrada de 24,6 milhões de turistas internacionais, o que corresponde a um crescimento de 7,9% face ao ano anterior. Espanha manteve-se como o principal mercado emissor de turistas para Portugal – 6,3 milhões de turistas, o que equivale a 25,5% do total – seguida por Reino Unido, França e Alemanha.
“Com este desempenho, Portugal ganhou quota de mercado em termos mundiais, crescendo bastante acima da média mundial (+3,6%) e europeia (+4,0%), bem como na região da Europa do Sul e Mediterrâneo (+5,4%). Entre os 20 principais destinos turísticos mundiais, Portugal foi o terceiro que mais cresceu em termos relativos”, destaca a Secretaria de Estado do Turismo.
No que diz respeito às receitas do turismo internacional, Portugal registou 18,4 mil milhões de euros em 2019, verificando-se um crescimento de +8,1% face a 2018. Manteve, assim, a 20ª posição em termos internacionais.
Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, afirma que “estes resultados comprovam o sucesso da Estratégia Turismo 2027 (ET27), reafirmando a competitividade do turismo nacional, que o 12.º lugar no Índice de Competitividade do Fórum Económico Mundial em 2019 também confirmou”.
A secretária de Estado assegura ainda que “queremos regressar a esta rota de crescimento e continuamos a convidar todos os portugueses a visitarem Portugal e (re)descobrirem o melhor destino do mundo”.