O Turismo de Portugal enviou às suas 25 delegações internacionais o relatório "Portugal Trust & Transparency" a 25 de junho, para esclarecer a situação sanitária e a evolução da pandemia de covid-19 em território nacionais, assim como as medidas de prevenção atualmente em vigor.
O relatório surge no seguimento de várias notícias divulgadas na imprensa internacional e pretende inverter ou desmentir algumas informações e sublinhar que "Portugal está preparado e aberto para voltar a receber turistas estrangeiros com segurança e total transparência".
O relatório apresenta a evolução da curva epidemiológica em Portugal, onde é possível observar uma diminuição para metade do número de internamentos e de casos ativos, e de uma redução de 70% do número de óbitos e de internamentos em Unidades de Cuidados Intensivos. É também referido que, desde o início da pandemia, foram realizados mais de 1,1 milhões de testes, a cerca de 10% da população, o que faz de Portugal o 6º país da União Europeia a realizar mais testes à Covid-19.
O documento refere ainda as mais recentes medidas de contenção aplicadas a algumas zonas na periferia de Lisboa, todas residenciais e não turísticas. Salienta, no entanto, que não há qualquer limitação à circulação de residentes ou turistas nem existe nenhuma situação de encerramento ou quarentena em Lisboa. Hotéis, restaurantes, museus, equipamentos culturais e estabelecimentos comerciais mantém-se em funcionamento e em horário habitual. Quanto às ligações aéreas, a retoma está a ser feita gradualmente, estando prevista uma recuperação de 45% das rotas aéreas para julho e de 60% até agosto.
O Turismo de Portugal relembra ainda a criação do selo Clean & Safe, e respetiva plataforma online, que em conjunto com outras medidas, valeu a Portugal vários elogios de entidades internacionais, um convite da Organização Mundial de Turismo para apresentação das boas práticas na assembleia mundial da organização. Portugal foi também o primeiro país da Europa a receber o selo "TravelSafe" da World Travel & TourismCouncil e foi classificado como o terceiro país mais seguro do mundo no Global Pace Index 2020. Mais recentemente, foi anunciada que as fases finais da Champions serão disputadas em Lisboa, uma enorme demonstração da confiança internacional no destino e nas medidas implementadas.