Turismo de Portugal lança programa de ação para Autocaravanismo Responsável

#Notícias

O programa de ação para Autocaravanismo Responsável do Turismo de Portugal tem implementação prevista em 2020 e 2021 e procura dar resposta à procura crescente da modalidade, bem como implementar medidas na sua prática que respeitem as exigências ambientais, de saúde pública, de ordenamento do território e da viação terrestre.

Um dos principais objetivos do programa é a criação de uma rede nacional de Áreas de Serviço para Autocaravanas (ASA) no sentido de assegurar que o território nacional apresenta uma oferta suficiente e qualificada de espaços destinados a autocaravanas, num momento em que cada vez mais turistas optam por esta modalidade para conhecer Portugal. Paralelamente, o Programa de Ação também disponibiliza informação atualizada sobre cada ASA da rede numa plataforma digital única, através da qual será possível fazer reservas online e monitorizar a ocupação das ASA.

No âmbito do programa, o TdP criou a imagem e conceito “Life Campers” para sensibilizar os autocaravanistas à necessidade de respeito pelo território, ambiente e populações locais, à utilização de locais adequados ao estacionamento e estadia e à adoção de boas práticas do autocaravanismo responsável e sustentável. Esta campanha de sensibilização tem carácter colaborativo, contando ser utilizada por todos os parceiros (municípios, entidades gestores de ASA, empresas de aluguer de caravanas, etc.) com recurso a diversos materiais informativos e promocionais.

O Turismo de Portugal avançou também com um reforço da fiscalização e do sancionamento de situações e práticas ilegais, através da celebração de protocolos de colaboração com as entidades competentes.

Num futuro próximo, o TdP pretende ainda, em colaboração com a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal e as Associações do Setor, elaborar um Guia de Boas Práticas de Sustentabilidade para o Autocaravanismo. Não obstante, já estão a ser implementadas boas práticas sanitárias específicas, alinhadas com as orientações da Direção-Geral da Saúde.

O programa está a ser iniciado na região do Alentejo e Ribatejo, com 41 projetos de 27 municípios, com candidaturas ao apoio financeiro no âmbito do Programa Valorizar, para criação ou requalificação de ASA nos respetivos territórios. O alargamento da rede a todo o território nacional está previsto através da abertura de linhas de apoio do Programa Valorizar e em articulação com as várias Entidades Regionais de Turismo.

As ASA funcionam 24 horas por dia, disponibilizam espaços para estacionamento e dormida e garantem o fornecimento de energia elétrica, o abastecimento de água e despejo de resíduos sólidos.

 

Imagem: Turismo de Portugal

Veja Também...

Fale connosco...

Para esclarecimento de dúvidas e disponibilização de mais informações não hesite em contactar-nos.