Turismo do Porto e Norte leva filigrana, louça de Bisalhães e pauliteiros de Miranda à Expo Dubai

#News

Exposição mundial, de 1 de outubro a 31 de março de 2022, terá três atrações da Região do Porto e Norte na rota do Património da Humanidade

O Turismo do Porto e Norte vai levar até Expo Dubai, que se realiza de 1 de outubro de 2021 a 31 de março de 2022, a louça preta de Bisalhães, a filigrana de Gondomar e os Pauliteiros de Miranda. A participação foi formalizada esta segunda-feira, dia 17 de maio, com a assinatura dos protocolos de colaboração entre o Turismo do Porto e Norte, a AICEP e os municípios de Gondomar, Miranda do Douro e Vila Real.

“A primeira grande exposição mundial que se realiza no Médio Oriente é uma oportunidade para a região reforçar a sua imagem no exterior, promovendo-se enquanto destino turístico, através da apresentação de aquilo que nos é mais genuíno e autêntico, considera Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte.

Neste momento está em marcha a candidatura dos pauliteiros e gaiteiros de Miranda do Douro a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO, na categoria de manifestações musicais e correlacionadas, e a Expo Dubai é vista como uma oportunidade para mostrar ao mundo um ritual pagão que carrega atrás de si uma história civilizacional. A filigrana tradicional portuguesa de Gondomar será outro dos atrativos na Expo mundial. Os responsáveis da autarquia, que reclamam para o seu concelho o estatuto de “Capital da Ourivesaria”, submeteram a candidatura da Filigrana de Gondomar ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. A Louça Preta de Bisalhães é um património cultural relevante das gentes locais. Atualmente, após classificação pela UNESCO, pertence a toda a Humanidade. Este património cultural, cujo processo de confeção o torna único e diferente, resulta de um conhecimento ancestral, passado de geração em geração, que o torna único.

As exposições mundiais são eventos que potenciam o intercâmbio económico, científico, tecnológico e cultural, facultando a partilha de experiências e ideias inovadoras e servindo como ponte para o estabelecimento de parcerias económicas em todos os setores de atividade. O Turismo do Porto e Norte terá o seu espaço no Pavilhão de Portugal, que terá uma área total de 1 800 metros quadrados, apontando as previsões para que seja possível captar cerca de sete por cento do total de visitantes do certame. A participação portuguesa decorre sob o lema «Portugal — um mundo num país | Portugal — A world in one country», que remete para um país reinventado, multicultural, com grande diversidade, conjugando a sua história secular e uma visão de futuro.

Está prevista a participação de 192 países e o tema escolhido pela organização foi “Connecting Minds, Creating the Future” (conectando mentes, criando o futuro), ligando empresas de todo o mundo, instituições e representações de países.

Read too...

Talk to us...

Should you have any questions or for any further information, please do not hesitate to contact us.