Cooperação Transfronteiriça reforçada entre o Centro de Portugal, o Porto e Norte e a região de Castela e Leão

#Notícias

Na passada sexta-feira, dia 24, os Turismos do Centro e Porto e Norte de Portugal, em conjunto com a entidade congénere de Castela e Leão, assentaram várias iniciativas para superar a conjuntura atual consequente da COVID-19.

As iniciativas centram-se no reforço da cooperação transfronteiriça, através da promoção, estruturação e valorização conjunta de produtos turísticos comuns às três regiões, de que são exemplo turismo cultural e religioso, enoturismo, gastronomia, rotas napoleónicas e os lugares considerados Património Mundial da UNESCO.

No encontro entre as entidades, “foi dado um ênfase especial aos Caminhos de Santiago, uma vez que está em curso o processo de certificação dos itinerários. Foi enaltecido o facto de o Caminho Português ser o que mais tem crescido entre todos os Caminhos. Também as Rotas dos Vinhos, que juntam as três regiões, mereceram atenção redobrada”.

A 31ª Cimeira Ibérica foi também ponto de destaque no encontro. Irá ter lugar na cidade da Guarda, em outubro de 2020 e carece da “ necessidade de se preparar uma agenda comum a nível do Turismo, enquanto elemento aglutinador em domínios como a mobilidade e acessibilidade, a digitalização, inovação e eficiência energética, a sustentabilidade e economia circular, a coesão territorial e competitividade e a formação e qualificação da oferta e ativos”.

O encontro entre as três regiões foi em modo online e reuniu, para além dos responsáveis da área de turismo, responsáveis das CCDR (Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional) do Centro e do Norte, entre outras organizações.

Veja Também...

Fale connosco...

Para esclarecimento de dúvidas e disponibilização de mais informações não hesite em contactar-nos.