Durante a passagem pelo Japão, no âmbito da promoção estratégica na Expo Osaka, a filigrana portuguesa foi homenageada numa cerimónia especial na Casa de Portugal em Tóquio, uma iniciativa que destacou os crescentes laços culturais entre Portugal e o Japão.
O evento reuniu representantes de relevo, incluindo o Embaixador de Portugal no Japão, Gilberto Jorge de Sousa Jerónimo, Chizu Takaoka, da equipa do Turismo de Portugal no Japão, Sachiko Kiriyama, empresária japonesa e promotora do artesanato português, uma delegação da Câmara Municipal de Gondomar e representantes do Turismo do Porto e Norte de Portugal.
Durante o evento, a Vereadora do Turismo de Gondomar, Sandra Almeida, ofereceu um coração em filigrana, da autoria de António Cardoso, como símbolo de amizade. Este encontra-se agora em exposição na Casa de Portugal em Tóquio. A iniciativa, inserida numa estratégia mais ampla apoiada pelo Turismo de Portugal no Japão e Turismo do Porto e Norte, incluiu também reuniões para promover a filigrana portuguesa no Japão como património cultural vivo.
De acordo com Luís Pedro Martins, Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, "o mercado japonês demonstra um forte interesse em experiências culturais autênticas, e a filigrana representa precisamente o tipo de património que pretendemos promover internacionalmente. Iniciativas como esta são fundamentais para reforçar a nossa posição em mercados de elevado valor que valorizam a tradição."
A missão incluiu também reuniões com o objetivo de aprofundar os laços entre Gondomar e o Japão, incluindo discussões com Sachiko Kiriyama sobre a promoção e distribuição da filigrana portuguesa na Ásia, bem como a exploração do potencial para uma futura geminação entre Gondomar e uma cidade japonesa.
Este evento aconteceu na sequência da participação do Turismo do Porto e Norte de Portugal na Expo Osaka, em colaboração com a Câmara Municipal de Gondomar e a AICEP, para promover a Filigrana de Portugal. Esta ativação, que aconteceu entre 30 de junho e 1 de julho, serviu também para dar a conhecer a Rota da Filigrana e aumentar o conhecimento global do Porto e Norte como uma região onde o artesanato e o legado cultural estão profundamente interligados.
Um agradecimento especial à Turkish Airlines pela sua colaboração nesta iniciativa de diplomacia cultural.