Governo vai clarificar regras para eventos e lançar nova linha de apoio

#Covid-19

Nos próximos dias, o Governo vai clarificar as regras para o setor dos eventos, congressos e animação turística. A garantia foi deixada hoje por Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, em Braga.

Na abertura do evento APECATE Day, que comemora a abertura do setor dos eventos, Rita Marques afirmou que a Secretaria de Estado tem estado a trabalhar em específico para o setor da animação turística, eventos e congressos em três áreas distintas:  clarificação de regras, cooperação entre o setor público e privado e comunicação.

A Secretária de Estado garantiu que está a ser feito “tudo ao alcance da Secretária de Estado no sentido de clarificar as regras”. Rita Marques coloca de parte a regra dos 5 por 100, afirmando que está a ser ponderada a aplicação de “algumas das boas práticas que temos nos espetáculos culturais para a área dos congressos para que o modelo de negócio seja viável”.

A segunda prioridade é a cooperação entre público e privado que, de acordo com a Secretária de Estado, passa muito pela resolução dos constrangimentos administrativos, mas não só. Rita Marques reconhece a necessidade de garantir financiamento para que os empresários do setor possam sobreviver à crise imposta pela Covid-19 e anunciou um novo pacote de medidas para o setor.

Está previsto um alargamento da linha de microcrédito do Turismo de Portugal para incluir mais Códigos de Atividade Económica (CAE) e estão a ultimar os detalhes para converter a fundo perdido parte do crédito concedido às empresas. Por último, a Secretaria de Estado está a preparar uma “linha específica para empresas de organização de eventos” para os lucros dos lugares que não possam ser vendidos possam ser compensados por apoios públicos.

A comunicação é a terceira área de ação considerada pela Secretária de Estado.  “Temos, de facto, de comunicar bem, positivamente, assertivamente, continuamente, e esse é um esforço que nos assiste a todos.” Para além das campanhas lançadas pelo Turismo de Portugal e pelas Entidades Regionais de Turismo, Rita Marques sublinha o papel de todos os portugueses e apela a que todos os portugueses promovam uma imagem positiva do país enquanto destino.

Veja Também...

Fale connosco...

Para esclarecimento de dúvidas e disponibilização de mais informações não hesite em contactar-nos.