Herança Judaica no Norte de Portugal

#Fam Trip

No âmbito de uma parceria entre a Associação de Turismo do Porto e Norte e o Centro de Estudos Judaicos, a ATP esteve, entre os dias 5 e 8 de Agosto, a percorrer a região norte, com o objetivo de fazer um levantamento fotográfico da Herança Judaica. Fizeram parte desta viagem e filmagens a Drª Ruth Calvão – Diretora do Centro de Estudos Judaicos de Trás-Os-Montes e Nelson Monforte – Encenador e ator, responsável pelas filmagens e fotografias obtidas.

Esta viagem teve início no dia 5 de Agosto, com uma primeira visita ao Porto (Sé, Estação de S. Bento e baixa da cidade e Sinagoga Mekor Haim). Já no dia 6 de Agosto, o grupo visitou Chaves, Vinhas e Bragança.

No terceiro dia, começou-se o programa com uma reportagem fotográfica dos pratos com tradição criptojudaica, no restaurante de estrela Michelin Geadas. Posto isto, prosseguiram para uma visita à cidade e centro interpretativo judaico, Carção, Miranda do Douro e Alfândega da Fé. Houve tempo para que visitasse ainda Vila Flor e Torre de Moncorvo.

No último dia, voltaram ao Porto, conhecendo-o de uma forma mais profunda, com visita ao Palácio da Bolsa, à Ribeira e ao Hekhal existente na Rua de S. Bento da Vitória.  

Este levantamento fotográfico irá permitir futuramente a elaboração de pequenos filmes sobre a Herança Judaica existente no Porto e Norte de Portugal.

Veja Também...

Fale connosco...

Para esclarecimento de dúvidas e disponibilização de mais informações não hesite em contactar-nos.