A Câmara Municipal de Melgaço lançou um concurso para a criação de um museu de Arte Urbana sobre a temática do vinho e da vinha. O concurso pretende criar, ao longo dos anos, um museu ao ar livre, visitável 24 horas, 365 dias por ano.
“Memórias do Alvarinho de Melgaço” é o nome do concurso aberta a artistas nacionais e internacionais que decorre até 15 de janeiro. O júri selecionará as 10 propostas mais criativas e que reflitam melhor a tradição, o vinho e as gentes da sub-região de Monção & Melgaço. As 10 obras selecionadas serão dadas a conhecer numa exposição promovida pela autarquia, os dois trabalhos que mais se destaquem serão premiados com 10.000€ e 8.000€ para a conceção artística e produção das respetivas obras e integrarão o museu ao ar livre.
O objetivo da iniciativa é, de acordo com o município, “visa animar a área urbana, potenciar o território, atraindo novos públicos, e contribuir para a afirmação da cultura do vinho e da dinâmica económica local, bem como da promoção turística”.
O regulamento do concurso está disponível para consulta em www.memoriasdoalvarinhodemelgaco.pt.
[Foto ©Publituris]