Reunimos, como habitualmente, um conjunto de notícias breves sobre alguns dos mais importantes mercados turísticos, que nos chegam através das equipas do Turismo de Portugal espalhadas pelo mundo. Confira as referências mais recentes, atualizadas em outubro.
*As viagens ligadas ao vinho e à gastronomia estão em crescimento, de acordo com a TUI Musement. Para responder a esta tendência, a empresa alemã criou o Wine Tourism Index, que avalia os países europeus mais atrativos para enoturismo: França, Itália, Espanha, Portugal, Grécia, Alemanha, Roménia, Hungria, Áustria e Bulgária compõem o Top 10.
*Estando o enoturismo a tornar-se cada vez mais popular entre os viajantes, uma pesquisa da Titan Travel classificou os destinos mais acessíveis para visitas vinícolas. O pódio é composto pela África do Sul (com 8,38 pontos em 10), Portugal (7,75 em 10) e Itália (7,00 em 10).
*De acordo com a Skyscanner, o TikTok e o Reddit, há sete tendências de viagem dos franceses para 2026 a ter em conta: caminhadas na montanha, natureza e slow travel; viagens multigeracionais; visitas a supermercados e mercearias locais no estrangeiro; ‘book-tripping’ e visitas a bibliotecas ou livrarias; ‘hotel-destino’; compra de produtos locais que não se encontram em França; e viagens para fazer amizades ou para encontros amorosos.
*Portugal, Europa de Leste, Escandinávia e Turquia são destinos em crescimento, segundo a Wikinger Reisen, agência especialista em viagens de caminhada e aventura, que encerrou 2025 com um aumento de 7,4% no volume de negócios.
*A Geração Z está a preferir férias na natureza, em vez de escapadinhas urbanas, adianta um estudo da Airbnb e da Real Associação de Caminhada dos Países Baixos. Neste outono, as pesquisas por destinos de caminhada cresceram 29% em relação ao ano anterior, com destaque para os Dolomitas, Pirenéus, Veluwe e Terschelling.
*Viajar está entre as principais motivações para os jovens entre os 18 e os 34 anos pouparem dinheiro, apesar do orçamento limitado, avança um estudo da YouGov realizado para a Plum. Mais de um terço dos inquiridos (37%) gastou mais de 800 euros nas últimas férias de verão, enquanto 52% limitaram as despesas a um valor inferior.
*Segundo a agência de viagens Ticket, há um número recorde de suecos que querem viajar nas férias de outono, tendo as reservas para esse período aumentado 32% em relação ao ano passado. Os destinos de outono preferidos são: Londres, Roma, Gran Canária, Málaga, Paris, Alicante, Lisboa, Barcelona, Larnaca e Maiorca.
*A Speed Vacanze refere que há cada vez mais solteiros italianos a escolher outubro para viajar e que as reservas de viagens individuais para este mês cresceram 35% em relação ao ano passado. Não só se regista um aumento do mercado de turismo para solteiros, como o de turismo de baixa temporada.
*As viagens individuais estão a ganhar importância na Alemanha, havendo cada vez mais clientes a procurar pacotes personalizados em vez de ofertas standard.
*Uma análise da Yougov sobre preços de viagens conclui que o verão deste ano para os alemães foi marcado por férias mais curtas, menos frequentes e mais económicas, devido ao aumento dos preços: 53% dos alemães não fizeram férias este ano e, entre os que viajaram, 43% adaptaram-se ao aumento dos preços reduzindo a duração das férias, escolhendo alojamentos mais baratos ou fazendo menos viagens ao longo do ano.
*A Alemanha é o destino de férias de sonho para os alemães. Um estudo da Holidaycheck adianta que, se pudessem viajar sem restrições, cerca de 74% escolheriam uma viagem pelo seu país. Na lista seguem-se o Canadá, as Maldivas, a Nova Zelândia e o Japão.
*Segundo o Observatório das Empresas de Viagens, os viajantes franceses estão a optar cada vez mais pelo Egito (+39,7%). O trio de destinos preferidos dos franceses (França, Espanha e Tunísia) apresenta uma quebra, tal como a Grécia, que está no quarto lugar. Portugal está em crescimento e ocupa a sétima posição (+7,8%).
*Para as férias de Todos os Santos, Marraquexe, Barcelona, Lisboa, Roma e Istambul são os destinos mais procurados pelos franceses, de acordo com as reservas efetuadas na plataforma da eDreams.
*Dados preliminares da Statistics Austria indicam que, no primeiro semestre de 2025, as viagens de lazer dos austríacos registaram uma ligeira queda, sobretudo as internacionais. A Estíria foi a região interna preferida dos austríacos, enquanto Itália, Alemanha e Croácia são os destinos estrangeiros mais populares.
*O estudo mensal ANVR-NIQ revela que as reservas de agosto de 2025 registaram um aumento de 10%. Espanha, Turquia e Portugal cresceram, beneficiando sobretudo de reservas de última hora. Fora da Europa, Egipto e Marrocos lideraram o crescimento em África; os Estados Unidos perderam popularidade, tal como Bonaire, Aruba e México.
*Um estudo da Agência de Turismo da Áustria, 16,5 milhões de europeus planeiam passar as férias de inverno na Áustria, que continua a ser uma das principais referências europeias para desportos de inverno.
*Apesar do crescimento da mobilidade elétrica na Bélgica, conduzir um carro elétrico ainda não é muito popular entre os turistas flamengos, refere um estudo da iVOX para a Sunny Cars: metade dos inquiridos evita alugar carros elétricos nas férias. Os receios passam pela falta de postos de carregamento (63%), insegurança sobre os processos no estrangeiro (57%) e autonomia limitada (56%). Os híbridos têm maior aceitação (45%).
*Segundo a Federação Dinamarquesa de Golfe, nunca houve tantos golfistas na Dinamarca como hoje. A modalidade está a atrair cada vez mais jovens, sobretudo homens com cerca de 40 anos, mantendo-se em crescimento também nas faixas etárias mais elevadas.
*Embora 67% dos alemães afirmem valorizar a sustentabilidade nas viagens, apenas 11% das reservas em 2023 corresponderam a viagens sustentáveis, adianta um estudo do Serviço Federal do Ambiente da Alemanha. Ainda assim, o estudo vê potencial e incentiva o setor turístico a promover ofertas mais sustentáveis.
*Uma análise da Rejse e Dansk Erhverv refere que fatores como guerra, clima extremo, overtourism ou preocupações ambientais afetam pouco as escolhas de férias dos turistas dinamarqueses. Entre os critérios mais importantes estão o preço, o sol e calor, a natureza e paisagens e as experiências culturais.
*Dados apresentados na conferência ‘Viagens e Viajantes na era dos Agentes’, organizada pelo Observatório de Inovação em Viagens do Politécnico de Milão, indicam que 33% dos viajantes italianos já utilizam ferramentas de IA para atividades relacionadas com viagens – 76% consideram-nas úteis e 65% consideram, no futuro, um agente de IA como alternativa a uma agência de viagens tradicional.
*Por outro lado, os profissionais de viagens na Alemanha não veem a IA como uma ameaça ao seu trabalho. Os resultados de uma sondagem do portal B2B Ratehawk mostram que a IA é encarada, sobretudo, como complemento à experiência humana. Globalmente, 44% dos agentes temem ser substituídos, especialmente na Ásia e na região GKR, enquanto na Europa predomina a confiança.
*O interesse dos suecos por viagens aéreas em classes superiores aumentou significativamente após o verão, apontam as novas estatísticas da Momondo. A pesquisa por viagens em primeira classe aumentou 73% e em classe executiva 67%, para viagens em setembro e outubro.
*No catálogo de viagens temáticas de 2026, a Gebeco convida os viajantes a descobrir o mundo do chá. China, Japão, Índia, Sri Lanka e Portugal estão entre os destinos disponíveis para as experiências, que incluem encontros com produtores locais, partilha de cerimónias do chá e imersão nas culturas regionais.
*A agência suíça Falk Travel lançou o produto Falk Travel Dynamic (FALD), que combina serviços em destinos com preços de voos atualizados em tempo real. A plataforma já está disponível nos sistemas Amadeus Bistro, Schmetterling NEO e Bewotec MyJack.
*A OpenAI lançou uma nova versão do ChatGPT, onde vai ser possível planear e reservar viagens diretamente nas conversas. A Expedia e a Booking.com oferecem funcionalidades que permitem pesquisar, verificar disponibilidade e fazer reservas sem que o utilizador precise sair do chat.
*Várias companhias aéreas estão a eliminar os ecrãs nos encostos dos bancos para entretenimento a bordo, especialmente em voos de curta e média distância. Em vez disso, os passageiros podem fazer streaming para os seus próprios dispositivos, através das aplicações das companhias aéreas e das redes wi-fi.
*Encerrada a base da Ryanair no Aeroporto de Billund, a Norwegian reforça a sua presença e triplica o número de rotas diretas a partir do destino (15). Barcelona, Bérgamo, Chania, Edimburgo, Roma, Las Palmas, Malta, Nice e Porto são as novas rotas da Norwegian de e para o Aeroporto de Billund.
*Devido aos resultados inferiores ao esperado, a companhia aérea islandesa Play encerrou a sua atividade. Todos os voos foram cancelados e cerca de 400 pessoas vão perder o emprego.
*Para responder à forte procura, a Austrian Airlines vai reforçar a sua oferta de voos durante as férias de outono, acrescentando cerca de 100 rotações adicionais e apostando em destinos como Porto, Amesterdão, Londres, Paris, Berlim, Maiorca, Málaga, Valência e Barcelona, entre vários outros.
*Após dez anos de obras e um investimento de cerca de quatro mil milhões de euros, o novo Terminal 3 do Aeroporto de Frankfurt está concluído. A abertura ao público do terminal, que vai ter uma capacidade inicial para 19 milhões de passageiros anuais, está prevista para 2026.
*Perante o aumento significativo da procura por bilhetes premium, por viajantes de negócios como de lazer, a SAS voltou a introduzir a classe executiva nas suas rotas europeias, depois de 12 anos de ausência.
*A Austrian Airlines vai renovar, nos próximos anos, a sua frota, com a chegada de 17 novos aviões Airbus A320neo e A321neo a partir de 2026, substituindo totalmente os 17 E195 da Embraer. A ideia é harmonizar os motores dentro do grupo Lufthansa e padronizar a frota de curta e média distância em 46 aviões Airbus.
*Por seu lado, a Norwegian exerceu a opção de compra e encomendou 30 aviões Boeing 737 adicionais, elevando a encomenda total para 80 aviões. A companhia aérea pretende assegurar um crescimento estável da frota, tendo, no segundo trimestre de 2025, uma frota adicional de 90 aviões
*Também a Discover Airlines, companhia de voos de lazer do grupo Lufthansa, prevê aumentar a sua frota em mais de 30% nos próximos três anos, passando de 30 para 40 aviões até meados de 2028.
*Desde março de 2025, o Aeroporto de Zurique está a testar autocarros shuttle autónomos. O projeto prepara-se para o nível 4, com monitorização remota e sem condutor.
*O mercado de cruzeiros na Alemanha está a crescer. Na liderança estão as empresas Aida (que pretende expandir a capacidade para 43.000 passageiros) e a Tui Cruises (que vai receber dois novos navios da classe Intuition até 2033, aumentando a capacidade para 34.000 passageiros).
*O programa da Viva Cruises para 2027 inclui novas rotas, um navio adicional e cruzeiros fluviais durante todo o ano. O destaque é o lançamento do Viva Unique, que vai navegar desde Veneza pela lagoa e pelo rio Pó, a partir de maio de 2027. No rio Douro, o novo navio Porto Mirante vai operar durante toda a temporada.
*A Tui River Cruises anunciou um novo navio para 2027. Trata-se do Tui Luzia, que vai navegar pelo Rio Douro, em Portugal, acomodando até 111 passageiros em itinerários de sete noites com partida do Porto.
*A cadeia hoteleira Leonardo Hotels está a investir na expansão e modernização da sua rede: conta com quase 30 novos hotéis adquiridos na Europa, por cerca de 740 milhões de euros, e lançou novas marcas, como a Leonardo Limited Edition, focada em hotéis históricos, e a NYX Hotels, centrada em design urbano.
*A Flixtrain vai alargar o serviço ferroviário de longa distância para o horário de inverno, passando a ter mais ligações diretas, partidas mais frequentes e novas rotas, sobretudo entre Berlim e Bade-Vurtemberga.
*Também a Deutsche Bahn vai reforçar o serviço de longa distância a partir de 14 de dezembro, com comboios a cada 30 minutos em 21 cidades. Há um aumento do número de ligações internacionais, com cerca de 40 viagens diárias para países como Bélgica, Polónia, Suíça e República Checa, entre outras medidas.
*A partir de 2026, a Deutsche Bahn vai integrar, de forma definitiva, a tarifa Sparpreis, que foi criada para viajantes de negócios. O bilhete permite o cancelamento até um dia antes da viagem mediante uma taxa. O setor considera a medida um passo importante para maior flexibilidade e transparência nas viagens corporativas.
*A ligação de comboio noturno entre Berlim e Paris, que foi lançada em dezembro de 2023, e a rota Viena-Paris, operada pelos Nightjets da ÖBB, vão ser descontinuadas a 14 de dezembro, devido ao fim do apoio financeiro do Estado francês. A rota entre Viena e Bruxelas vai continuar a ser operada três vezes por semana.
*Albin Loidl é o novo presidente da Associação Alemã de Viagens, tendo sido eleito com 87% dos votos. Diretor executivo da Alpha Reisebüro Partner GmbH, Albin Loidl sucede no cargo a Norbert Fiebig, que foi nomeado presidente honorário.
*Na Dinamarca, a feira de viagens Ferie for Alle vai introduzir um evento B2B no seu programa, o MCH Travel Connect, que vai ser gratuito para os expositores da feira. Após a inscrição, os participantes são registados numa plataforma de matchmaking, onde as empresas podem marcar reuniões de 15 minutos.
*O grupo Unlimited Travel adquiriu 100% das ações da NEX Travel, agência de viagens de negócios do norte da Suécia. Com esta aquisição, o grupo obtém uma maior cobertura geográfica.
*As agências Escapeaway (marca da norueguesa Escape Travel) e Solfaktor (operador de viagens escandinavo e um dos maiores na Dinamarca) passam a estar reunidas sob uma única marca: Solfaktor. Com a reunião das duas agências sob uma única identidade, “tornamos a experiência mais simples para os clientes e, ao mesmo tempo, reforçamos a nossa oferta”, explica Christina Morán, diretora-geral da Solfaktor na Dinamarca, em comunicado.
*Depois da aquisição da Actuels Voyages, em junho de 2024, a Privilèges Voyages adquiriu a agência parisiense Intermonde, que é especializada na emissão de bilhetes para empresas do setor audiovisual e para digressões de artistas em França e no estrangeiro. Com as duas aquisições, a Privilèges Voyages conta com 50 colaboradores e atinge um volume de negócios de 50 milhões de euros.