Reunimos, como habitualmente, um conjunto de notícias breves sobre alguns dos mais importantes mercados turísticos, que nos chegam através das equipas do Turismo de Portugal espalhadas pelo mundo. Confira as referências mais recentes, atualizadas em setembro.
*A E-Vignette, empresa suíça de portagens de autoestrada, compilou um ranking dos países europeus mais adequados para viagens de carro, considerando fatores como a qualidade das estradas, preço dos combustíveis, segurança, patrimónios UNESCO ou atrações, entre outros requisitos. Portugal está no quarto lugar da lista e regista a melhor média de velocidade da Europa.
*A Hello Magazine refere que especialistas em viagens consideram que setembro é a melhor época para ir de férias: os preços caem drasticamente em relação a agosto, os viajantes preferem férias culturais em vez de resorts com tudo incluído e o sul da Europa continua com temperaturas quentes.
*As viagens dos neerlandeses em maio e no outono aumentaram 45% relativamente ao ano passado, segundo o Vakantiemonitor 2025 da Zoover. As reservas de verão caíram e novas formas de viajar (férias com apenas um dos pais, por exemplo) e a preferência por apartamentos começam a ganhar destaque.
*Há também cada vez mais alemães a adiar as férias de verão para outubro. Segundo a Travel Data + Analytics, o volume de negócios das viagens em outubro deste ano sobe 75,6% em relação a 2019, tornando-se no período com maior crescimento. Clima agradável, preços mais baixos e a flexibilidade dos ‘empty nesters’ impulsionam a mudança.
*Os hábitos de férias das famílias neerlandesas estão a mudar, refere o estudo de tendências da Kids Vakantiegids, havendo um maior foco em experiências partilhadas e ligação entre gerações. Estão, assim, a crescer o número de ‘familymoons’ (viagens de lua de mel com filhos) e de ‘grandymoons’ (viagens com avós e netos). Também estão a ganhar popularidade destinos inspirados em filmes e celebridades, e a preferência por férias com menos pressa e mais simplicidade.
*Na Áustria, nove em cada dez famílias planeiam realizar pelo menos uma viagem até ao verão de 2026, principalmente de carro e com hospedagem em hotéis. Segundo um estudo da Dertour, a Áustria é o destino preferido (54%), seguida de Itália e Alemanha. Além disso, seis em cada dez famílias gostam de regressar a locais já conhecidos, enquanto 40% procuram novidades.
*De acordo com um estudo da Speed Vacanze, operadora de turismo especializada em viagens e férias para solteiros, os solteiros italianos preferem férias animadas em grupo, misturando liberdade individual e intensa socialização, sendo a vela a opção mais popular. Referência ainda para as preferências dos solteiros espanhóis (ilhas desertas e arte) e franceses (Mediterrâneo e sonhos distantes).
*Dados do Banco de Itália indicam que os turistas estrangeiros em Itália gastam o dobro dos seus homólogos italianos no estrangeiro. O segundo trimestre registou um aumento de 5,4% nas receitas turísticas, relativamente ao mesmo período do ano passado, enquanto as despesas aumentaram 7,3%. Para os italianos no estrangeiro, o aumento foi de 7,5% (destinos europeus) e 7% (destinos de fora da União Europeia).
*Um em cada dois escandinavos altera os planos de viagem devido à situação geopolítica, segundo um estudo do YouGov para a Gjensidige e Gouda Rejseforsikring, que revela ainda que há um desejo maior de viajar na Europa.
*Quatro agências de viagens da Dinamarca (Bravo Tours, FDM Travel, Spies e TUI) revelaram os destinos favoritos dos dinamarqueses para as férias de outono, estando a maioria deles situada no sul da Europa (onde se incluem referências a Portugal).
*O Barómetro de Visitas 2025 da Adyen indica que 27% dos suecos utilizam a IA para planear e reservar as suas férias, mais 57% do que no ano passado. A tendência é maior nas gerações Z e Y, mas o uso pela Geração X aumentou 68%. Para a maioria (56%), a IA é uma ferramenta que proporciona inspiração mais rápida do que outro método.
*Um estudo da YouGov para a Spies revela que metade dos dinamarqueses trabalha durante as férias – mais homens (59%) do que mulheres (44%) – e que os viajantes na casa dos 30 anos são os que mais têm dificuldades em desconectar-se (61%). Perante esta tendência, a Spies lançou pacotes de ‘workation’.
*Em França, as vendas de viagens realizadas pelas agências de viagens físicas e online diminuíram 8% em julho e 5,5% em agosto, face aos mesmos meses de 2024. O barómetro Orchestra (que reflete as vendas dos operadores turísticos) elaborou o top 20 dos destinos em agosto, cujo pódio é composto pela França Metropolitana, Espanha e Tunísia. Portugal ocupa a 13ª posição.
*Segundo a Médiamétrie, em França, os sites e aplicações de hotéis e guias hoteleiros registaram em julho um novo recorde de audiência: 32,6 milhões de pessoas. O Booking.com lidera o top 10 dos sites e aplicações de hotéis e guias hoteleiros, com 34% de cobertura mensal. O Airbnb (21%) e a All Accor Live Limitless (6%) compõem o pódio.
*A Médiamétrie deu ainda conta de que quase um quarto (24%) dos franceses consulta os sites e aplicações das companhias aéreas e que, em junho, estes reuniram 15,2 milhões de internautas. O gabinete de medição de audiências apresenta ainda o top 10 dos sites e aplicações de companhias aéreas, com a Air France em primeiro lugar, seguida do SkyScanner e da easyJet.
*O diretor executivo da Adido, Andy Headington, analisou o que a nova política de indexação do Instagram significa para os agentes de viagens. “Embora algumas já pudessem ser encontradas anteriormente, agora todas as suas publicações e muitas outras que mencionam a sua marca podem aparecer nos resultados para um conjunto muito mais amplo de termos”, lê-se na TTG Media.
*A Associação Suíça de Viagens prevê um aumento de cerca de 5% no volume de negócios para 2025. Espanha, Grécia e Turquia são os destinos preferidos do verão, o Egipto o do outono e as Maldivas e a Tailândia os do inverno. As crises globais são o maior desafio para o setor e a inteligência artificial é apontada como a principal tendência de futuro.
*Portugal foi novamente nomeado para o prémio de Destino do Ano na Finlândia. A Finnish Travel Gala, que decorre em Helsínquia a 31 de outubro, nomeou uma vez mais Portugal nessa categoria – no ano passado, Portugal ficou em segundo lugar atrás da Estónia.
Fonte: Comunicado da associação de agentes de viagens da Finlândia, SMAL
*A operadora turística Perillo Tours expande a sua presença na Europa e apresenta novos passeios à Irlanda e Portugal. ‘Portugal Dreams: From Porto to Lisbon’ é o primeiro itinerário em solo luso e já está disponível para reserva, com datas de partida entre abril e outubro de 2026.
*A National Geographic-Lindblad Expeditions lançou a promoção Reframe Europe, para que os clientes vejam a Europa com outros olhos. A programação para 2026 inclui o acesso a ilhas remotas, costas selvagens e portos escondidos da Europa.
*Representantes da PGA TOUR Champions, Arrow Global Group, Turismo de Portugal e Turismo do Algarve anunciaram uma parceria de cinco anos para sediar um novo torneio profissional de golfe em Portugal: o Portugal Invitational, que vai decorrer na semana de 27 de julho de 2026, no The Els Club Vilamoura.
*Portugal também vai acolher uma temporada especial de comemoração do 25.º aniversário do programa neerlandês ‘Wie is de Mol?’, que tem estreia marcada para 1 de novembro. Este programa é reconhecido por ser um forte impulsionador do turismo para os destinos onde decorre.
*A TCS World lançou a expedição ‘Sete Continentes em Jato Privado’, que, ao longo de 29 dias, vai passar por 12 destinos em todo o mundo. A expedição, que se vai realizar de 27 de dezembro de 2026 a 24 de janeiro de 2027, custa US$ 205.000 por pessoa e cobre voos privados, acomodações, refeições e passeios turísticos exclusivos.
*A OutsideAgents.com, agência que apoia mais de 11.000 consultores nos Estados Unidos, apresenta a MAGgie, uma ferramenta de IA pensada para ajudar os consultores de viagens na criação de viagens personalizadas, gestão de planos de marketing, redação de e-mails e otimização das ações nas redes sociais e blogues.
*Também a New York City Tourism + Conventions apresenta a Libby, criada em parceria com a Matador Network. Trata-se de uma plataforma de chat com IA que oferece dicas de viagem e itinerários em 60 idiomas e que conecta turistas a empresas locais, atrações e experiências.
*O Aeroporto de Berlim conta com uma nova linha telefónica de apoio baseada em IA, que dá apoio aos seus clientes em quatro línguas (alemão, inglês, espanhol e polaco) e com base em dados em tempo real.
*O Centro Aeroespacial Alemão desenvolveu um sistema de realidade aumentada que, durante o embarque, ajuda os passageiros a encontrarem a sua posição ideal na fila de espera. O sistema, que pretende reduzir atrasos e tornar o embarque mais eficiente, calcula a ordem pela qual os passageiros podem entrar no avião, evitando ainda congestionamentos na cabine.
*O London Heathrow Airport (LHR/EGLL) revelou planos, descritos como “prontos para começar”, para a expansão da terceira pista do aeroporto. A proposta inclui, por exemplo, uma nova pista com 3.500 metros de comprimento a norte das duas pistas existentes. O governo do Reino Unido já manifestou o seu apoio ao projeto.
*Na Bélgica, o aeroporto de Bruxelas iniciou obras para uma nova zona de paragem rápida de passageiros, maior do que a atual. A conclusão das obras da nova área, situada atrás do hotel Sheraton, ao nível do hall de partidas, está prevista para outubro de 2026.
*A ETS Tours lançou um novo podcast semanal sobre viagens religiosas. O ETS Travel Podcast, que oferece dicas e ferramentas para consultores de viagens religiosas e organizadores de grupos, está disponível nas principais plataformas de streaming.
*O Grupo Rewe, operador turístico alemão, está a reforçar a sua aposta no setor das viagens através da divisão turística DER Touristik, à qual pertence a marca Dertour – esta, em 2024, registou um aumento de mais de 21% no volume de negócios. A Dertour anunciou a abertura de novos hotéis da marca Ananea, um dos quais em Portugal.
*A Dertour quer também crescer no setor de aluguer de automóveis nas agências de viagens e lançou o produto ‘Wheels’. O projeto assenta na tecnologia Anixe e oferece viaturas em 21.000 estações em cerca de 100 países.
*A TUI Cruises está a expandir a sua frota Mein Schiff e a aumentar em cerca de 15% a capacidade de passageiros. O crescimento baseia-se não só na expansão da frota, como na conquista de clientes em mercados como DACH, Benelux, Norte da Europa e Espanha. A TUI Cruises lançou a sua maior campanha de marketing, com ações crossmedia, TV, rádio e materiais para mais de 3.000 agências.
*A companhia aérea suíça Chair Airlines vai expandir a sua frota para cinco Airbus A320 e, a partir de junho de 2026, vai contar com novas rotas, entre as quais a ligação para o Porto, que vai ter três voos semanais a partir de Zurique.
*Até ao final de 2026, a companhia aérea Lufthansa vai reforçar a sua frota com cerca de 60 novos aviões, incluindo Airbus A350 e Boeing 787. O centenário da Lufthansa vai ser assinalado com a inauguração de um centro de visitantes, onde vão estar exibidas aeronaves históricas, como a Junkers JU 52 e a Lockheed Super Star.
*A Flixtrain vai aumentar a sua oferta com 65 novos comboios de alta velocidade da Talgo, oferecendo garantia de lugar sentado, mas sem primeira classe e sem restaurante, contando apenas com máquinas de snacks e bebidas.
*A Eurowings, do grupo Lufthansa, está a apostar em serviços extra e melhor relação qualidade-preço: menus em parceria com a L’Osteria, cafés premium a bordo e lugares de maior conforto em rotas como Berlim–Dubai estão entre as novidades.
*Por seu lado, a Wizz Air vai encerrar a sua base em Viena até março de 2026 e vai começar já em outubro a cancelar as primeiras rotas. O aumento das taxas e custos locais, incompatíveis com o seu modelo low-cost, justificam a saída da companhia aérea, que pretende focar-se mais na Europa Central e de Leste. Os passageiros afetados vão ter direito a reembolso, crédito ou reencaminhamento.
*A agência de viagens norueguesa Berg-Hansen, que se dedica exclusivamente a viagens de negócios, entrou no mercado sueco. A agência pretende, mais tarde, expandir-se para a Dinamarca e Finlândia e tornar-se, no prazo de cinco anos, num dos principais operadores na região nórdica.
*A agência de viagens belga World of Travel, especializada em viagens de luxo personalizadas, foi adquirida maioritariamente pelo grupo de média IPM, que já controla a Atlas Reizen e a Continents Insolites, reforçando, assim, a sua estratégia no setor do turismo de luxo.
*A agência de viagens de negócios American Express Global Business Travel (Amex GBT) finalizou a operação de aquisição da concorrente CWT, por 540 milhões de dólares. Os clientes da CWT vão ser agora integrados e passar a ter acesso às plataformas da Amex GBT, como Neo, Egencia e Select.
*Depois de, no final do ano passado, ter declarado insolvência em gestão própria, a cadeia alemã Achat Hotels reduziu a sua oferta: 18 hotéis foram transferidos para outros operadores e um foi encerrado. Atualmente, a marca opera 32 hotéis com 4.100 quartos e apartamentos na Alemanha, sob os nomes Achat e Loginn.
*Depois da confirmação de que Viena vai ser a cidade anfitriã do Eurovision Song Contest (ESC) 2026, a 16 de maio, muitos hotéis aumentaram drasticamente os preços, sendo que alguns chegaram a triplicar o preço. Apesar do valor elevado, muitos alojamentos já estão esgotados.
*O aumento da taxa turística em Viena foi adiado para julho de 2026 e vai ser feito de forma faseada: de 3,2% para 5% em 2026 e para 8% em 2027 – uma resposta às críticas dos setores da hotelaria e dos eventos, que alertam para perdas de competitividade.
*Foi inaugurado a 3 de setembro o Arkazien, o primeiro parque de lazer ecológico da Alemanha, em Beiersdorf, perto de Leipzig. O parque de três hectares, que oferece 20 mundos temáticos, vai tentar manter a pegada ecológica tão pequena quanto possível. O parque não tem bilhetes impressos, montanhas-russas ou fast food, e conta com telhados ajardinados e iluminação LED, entre outras medidas.
*O Governo da Alemanha está a preparar uma nova Estratégia Nacional de Turismo, centrada na competitividade e que abrange o turismo interno e externo. A atual plataforma NPZT termina no fim do ano e vai ser substituída. A Comissão Parlamentar de Turismo vai fazer, até dezembro, quatro audições sobre hotelaria, turismo ativo, arrendamento de curta duração e viagens de negócios.
*A U.S. Travel Association anunciou a formação da America's Sports and Travel Mega Event Coalition (ASTMEC), uma aliança de líderes desportivos, turísticos e empresariais, dedicada a ajudar os Estados Unidos a sediarem com sucesso eventos desportivos globais. A ASTMEC vai trabalhar com o governo para modernizar os sistemas de vistos e entrada no país, melhorar a infraestrutura aeroportuária e garantir viagens seguras para 30 milhões de visitantes internacionais.
*Dados de junho confirmam uma queda contínua nas viagens internacionais para os Estados Unidos. A última previsão da Tourism Economics indica que as chegadas internacionais com pernoita devem cair 8,2% em 2025.