As cidades nortenhas do Porto e Braga foram reconhecidas como duas das 88 cidades do mundo consideradas líderes ambientais pelo projeto internacional CDP – Transparência, Visão e Ação.
O CDP é uma organização sem fins lucrativos, financiado pela União Europeia, que procura apoiar investidores, empresas, cidades e regiões na gestão e controlo de impactos ambientais.
O projeto atribuiu classificações às cidades sendo a melhor pontuação intitulada “Classe A” a qual reconhece esforços das cidades para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e criar resistência aos impactos das alterações climáticas. Porto, Braga e Águeda são as cidades portuguesas que receberam esta classificação.
Ao nível europeu, a Dinamarca tem o maior número de cidades europeias com Classe A, (seis), seguindo-se a Suécia (cinco), a Finlândia (quatro) e depois Portugal e Espanha, com três cidades cada.
Na próxima quinta-feira, o CDP irá apresentar um guia para orientar as cidades numa metodologia com objetivos científicos para combater as alterações climáticas e a mitigação dos seus efeitos.
Para ficar a conhecer a lista completa das 88 cidades líderes ambientais, consulte aqui