Porto e Norte com 7 nomeações para prémio de arquitetura

#Notícias

A região do Porto e Norte de Portugal tem sete nomeações para o Prémio da União Europeia para Arquitetura Contemporânea Mies van der Rohe 2022. O arquiteto portuense Siza Vieira está também na corrida para o prémio com um projeto internacional desenvolvido em colaboração com a COR Arquitetos, também sediada na cidade do Porto.

Os nomeados foram conhecidos na semana passada e dos 19 projetos distinguidos em território nacional, sete são do Porto e Norte, mais precisamente nas cidades do Porto, Guimarães e Penafiel.

O Porto é a segunda cidade portuguesa com mais nomeações, a seguir a Lisboa. Estão na corrida pelo prémio a Casa de São Roque do Arquiteto João Mendes Ribeiro, o Bairro de São João de Deus, de Nuno Brandão da Costa, Tipografia do Conto, pela Pedra Líquida, com assinatura de Alexandra Coutinho, Nuno Grande, Rita Basto e Jorge Gomes, um conjunto de seis casas e um jardim, pelo pelo ateliê FALA, assinado por Filipe Magalhães, Ana Luisa Soares e Ahmed Belkhodja e a reabilitação de três edifícios da Rua do Almada, por Figueiredo+Pena Arquitetos.

Diogo Aguiar soma duas nomeações, ambas a Norte: a Pavillion House, em Guimarães, que assina com Andreia Garcia e a o Edifício de Enoturismo da Quinta da Aveleda, em Penafiel.

O portuense Siza Vieira está também nomeado, mas com um projeto internacional que desenvolveu na cidade italiana de Gallarate, numa parceria com COR Arquitetos, um atelier localizado no Porto.

Portugal é o quinto país com mais nomeações, a seguir a Espanha, com 31 construções no país e três no estrangeiro, França com 29 nomeações no país e cinco internacionais, Alemanha com 26 nomeados, um dos quais fora do país e Bélgica com 21 nomeações.

O Prémio de Arquitetura Contemporânea Mies van der Rohe é o mais importante galardão de arquitetura na Europa. Fruto de uma parceria entre a fundação Mies Van der Rohe, com sede em Barcelona, e a Comissão Europeia, o prémio é entregue de dois em dois anos. A edição de estreia, em 1988, premiou Álvaro Siza Vieira com com o edifício Borges & Irmão, em Vila do Conde. Este ano, por causa da pandemia, a seleção de nomeados decorre em duas fases, a segunda é em setembro.

Veja Também...

Fale connosco...

Para esclarecimento de dúvidas e disponibilização de mais informações não hesite em contactar-nos.