Porto e Norte já prepara recuperação do setor

#Covid-19

A Associação de Turismo do Porto e a Entidade Regional Turismo do Porto e Norte (TPNP) estão a preparar um plano de recuperação do setor, para combater os efeitos da pandemia de Covid-19, que deve arrancar em junho.

“Norte mais qualificado”, “Norte mais atrativo” e “Norte com mais energia” são os três eixos da estratégia para a retoma da atividade turística do Norte do País. Um plano ambicioso com início previsto para junho, o mês que marca o início da época alta em Portugal.   

O primeiro eixo, “Norte mais qualificado”, pretende analisar e adaptar os produtos turísticos às necessidades dos turistas em tempo de pandemia. Segundo Luís Pedro Martins, Presidente da TPNP, o turista procura agora “privacidade, segurança, tranquilidade, grupos mais pequenos, procura de espaços de natureza e fuga dos grandes centros urbanos”, características que o território Norte de Portugal tem com as suas “albufeiras”, “rios”, “lagoas”, “geoparques” e “serras”.

“Norte mais atrativo” é um eixo centrado na comunicação do destino. Com a segurança como preocupação central, o objetivo é devolver a confiança aos turistas através da comunicação. O mercado ibérico é, neste momento, o foco principal da estratégia, porque a recuperação dos mercados internacionais está condicionada pela abertura das fronteiras e retoma da aviação. O Presidente da TPNP mostra-se otimista em relação ao mercado nacional e afirma que os portugueses podem fazer “férias inesquecíveis em qualquer região do país”, mas sublinha “os mais de 300 mil hectares de área protegida”, com “serras, montanhas, planaltos, vales, rios darão ao Norte uma “enorme vantagem” e podem surpreender os turistas.  

Com pensamento no futuro surge o terceiro eixo: “Norte com mais energia”. Centrado nas atividades da região, pretende fazer um levantamento de eventos que têm a capacidade de atrair visitantes internacionais. O objetivo é desenvolver estratégias de comunicação “como nunca antes foi feita” para tornar eventos como Wine Festival, o MIMO Festival Amarante, Feira Medieval, Romaria da Senhora da Agonia em Viana do Castelo ou os Caretos de Trás-os-Montes motivos de atração nacional e internacional para 2021 e 2022.

Veja Também...

Fale connosco...

Para esclarecimento de dúvidas e disponibilização de mais informações não hesite em contactar-nos.