Termas no Porto e Norte de Portugal

#PortoCVB

No dia 22 de março celebra-se o Dia Mundial da Água.

Um dos elementos diferenciadores do Porto e Norte de Portugal tem como recurso âncora a água: o termalismo. A qualidade, quantidade e diversidade das águas minerais naturais, que só podem ser usadas em balneários termais para fins de lazer, prevenção e tratamento, resultam numa oferta diversificada de termas e territórios de saúde e bem-estar na nossa região.

Como forma de assinalar esta data comemorativa, convidamo-lo a percorrer a nossa oferta de 21 espaços dedicados ao termalismo e inspirar-se para a sua próxima viagem dedicada à saúde e bem-estar.

 

Porto

Termas de Amarante – Amarante

Localizadas a escassos metros do centro da cidade de Amarante, este complexo termal é ideal para quem procura um refúgio para relaxar e descomprimir. Pode desfrutar de banhos turcos, de imersão, hidromassagem e duches. No que toca a tratamentos, as suas águas são ótimas para terapias relacionadas com sinusites, bronquites, asma, nevralgias, osteoartroses e doenças da pele. Encontram-se em funcionamento todos os dias da semana, exceto domingos.

 

Termas de Entre-os-Rios – Penafiel

Na região de Entre-o-Douro e Minho, encontra-se uma estância termal centenária: as Termas de Entre-os-Rios que beneficiam de um panorama de eleição proporcionado pela encosta que separa os rios Douro e Tâmega. Estas Termas são reconhecidas pelos excelentes cuidados com o aparelho respiratório, reumatismos e problemas musculares. Caso queira experimentar algumas das técnicas termais vocacionadas a estes cuidados, o leque de opções é diversificado: banho de imersão, banho de vapor à coluna, bertholet aos membros, aerossol, massagem geral, entre outros. Para além dos programas terapêuticos e de bem-estar, poderá desfrutar, no interior da estância termal, de um maravilhoso parque natural com percursos pedonais revestidos por uma densa vegetação. Vai visitar as termas de Entre-os-Rios? Aproveite para explorar mais desta região e descubra experiências únicas tais como, praticar BTT, visitar o Mosteiro de Paço de Sousa e a Quinta da Aveleda, explorar o Menir de Luzim e saborear alguns pratos típicos: o Caldo-Verde, a Lampreia e o Pão-de-Ló de Entre-so-Rios. Uma ótima sugestão, não concorda?

Época termal: 02 de maio a 31 de outubro.

 

Termas de S. Vicente - Penafiel

As águas das Termas de S. Vicente foram descobertas pelos Romanos, durante a sua ocupação na Península Ibérica, em 315 d.C. Até hoje, mantêm intactas a qualidade da sua água e do seu balneário Luso-Romano. Para além do balneário termal, as Termas de S. Vicente disponibilizam uma piscina dinâmica termal, onde poderá desfrutar de vários tratamentos relaxantes como jacuzzi, cascatas, contra-correntes, aerobanho, hidromassagem, jet stream, etc. À semelhança de outras estâncias termais no Porto e Norte de Portugal, nestas termas poderá encontrar tratamentos terapêuticos ótimos com cuidados relacionados com o aparelho respiratório, reumatismos e problemas musculares. Perto das Termas de S. Vicente, não faltam experiências para completar o seu plano de férias. Experimente praticar pesca desportiva, dar um passeio num balão de ar, caminhar num dos vários percursos pedestres da região, conhecer o património ao visitar a Aldeia de Cabroelo, a Anta da Portela e o Castro de Monte Mozinho. Depois de todas estas experiências, fica na hora de ir à procura dos sabores desta região. Prove a Lampreia à bordalesa, os bolinhos de amor e as tortas de S. Martinho. Poderá ficar alojado no confortável Palace Hotel & Spa

Época termal: todo o ano.

 

Termas de S. Jorge – Santa Maria da Feira

A 25km do Porto, na Vila de Caldas de S. Jorge, encontra uma estância termal ideal para relaxar e recuperar o seu equilíbrio físico, face ao stress diário: as Termas de S. Jorge. Estas termas são reconhecidas pelas qualidades terapêuticas das suas águas sulfurosas no tratamento de doenças da pele, foro músculo-esquelético e aparelho respiratório. Além dos tratamentos terapêuticos, as Termas de S. Jorge disponibilizam uma gama de serviços de bem-estar que têm como missão a prevenção e promoção da saúde, como hidroterapia, corredor de marcha, drenagem linfática, entre outros.
Além dos maravilhosos programas destas Termas, há muito para descobrir em Santa Maria da Feira. Venha conhecer o Visionarium, retroceder no Tempo e viver uma “ceia medieval”, visitar o Castelo de Santa Maria da Feira, explorar o Parque Ornitológico de Lourosa e o Museu do Convento dos Lóios. Se vier com as crianças, poderá visitar em Dezembro o Parque de Perlim. Enquanto aqui estiver, tem que provar as fogaças e os caladinhos.

Época termal: 29 de junho a 01 de dezembro.

 

Termas das Caldas da Saúde – Santo Tirso

Em funcionamento desde 1981, as Termas das Caldas da Saúde recebem, durante todo o ano, quem procura qualidade de serviços de termalismo e manutenção física. As termas têm procurado desenvolver produtos e serviços inovadores em todas as áreas, tendo em consideração as necessidades e desejos dos termalistas. As suas águas são ótimas para cuidados com o aparelho respiratório, pele e patologias reumáticas e músculo-esqueléticas, através de várias técnicas termais como duches, aplicação de lamas, hidroginástica, pulverizações, etc. As Termas têm também desenvolvido novos serviços de bem-estar termal relacionados com vinoterapia, nutrição, geotermal, entre outros.
Em Santo Tirso, poderá também explorar o percurso histórico Pré-Industrial, praticar escalada no Parque de Lazer de Nossa Senhora da Assunção, visitar o Museu Internacional de Escultura Contemporânea, o Mosteiro de Santo Tirso e a Igreja de São Pedro de Roriz. Ao caminhar na cidade, encontra vários espaços onde poderá degustar os sabores desta região como os pasteis jesuítas, o cabrito assado e o Licor dos Monges de Singeverga.

Época termal: 01 de julho a 21 de dezembro.

Minho

Termas de Caldelas – Amares

Em pleno coração do Minho, em Amares entre Braga e o Gerês, encontra as Termas de Caldelas. Além de serem uma ótima opção para quem anseia relaxar e escapar ao stress diário, apresentam como principais vocações terapêuticas o tratamento de perturbações do aparelho digestivo, pele e reumatismo.Nas Termas de Caldelas pode usufruir de vários espaços no complexo termal como um balneário recentemente remodelado, bicas de água, centro de medicina física e reabilitação e spa. Se estiver a planear visitar estas termas, poderá ficar alojado no Grande Hotel da Boa Vista.
Em Amares, sinta-se ligado à natureza ao descer os rápidos do Rio Homem, praticar parapente e explorar os percursos pedestres no Monte de S. Pedro. Viaje no tempo e vislumbre os maravilhosos Mosteiros de Rendufe e de Tibães e explore o Centro Histórico de Braga. Para a pausa de almoço, sugerimos que saboreie os rojões à minhota, o cozido à portuguesa e, como sobremesa, a laranja de Amares.

Época termal: 11 de março a 01 de dezembro

 

Taipas Termal – Guimarães

A utilização das águas medicinais das Taipas para cuidados terapêuticos remonta à época da Romanização, durante a ocupação do Império liderado por Trajano Augusto. Estas águas são uma ótima escolha para cuidados com o aparelho respiratório, reumatismos, cuidados com a pele e musculares. Pode desfrutar dos programas terapêuticos e de saúde e bem-estar termal das Termas das Taipas durante todo o ano. Convidamo-lo a visitar e aproveitar de técnicas termais como banhos de imersão, duche de agulheta, cataplasma de lamas, massagem geotermal, entre vários outros.
Explore outras atividades ligadas à natureza como relaxar na praia fluvial das Taipas, passear na zona ribeirinha do Ave e ter uma vista privilegiada sob a Natureza no teleférico de Guimarães. Poderá também partir à descoberta do Centro Histórico de Guimarães, considerado Património Mundial da UNESCO. Não pode perder os sabores desta região como o pão saloio, o polvo à antiga e o toucinho-do-céu.

Época termal: todo o ano.

 

Termas e Medical Spa – Melgaço

Em 1884, foram descobertas as propriedades termais das Águas do Peso quando a esposa de um médico de Vila Nova de Cerveira curou, com estas mesmas águas, uma doença do estômago. Atualmente, este complexo está dotado de vários equipamentos de tratamentos terapêuticos de alta qualidade, mas também de espaços de lazer como o Parque Termal, no qual poderá encontrar as nascentes das águas (a Fonte Principal e a Fonte Nova ou Galeria Nova), a Buvete, o Balneário, a Oficina de Engarrafamento e o antigo Hotel do Peso, cujas ruínas nos contam a história de antepassados que também por aqui passaram para obter cuidados de saúde.
Caso opte por visitar Melgaço para as suas férias nas Termas, poderá também desfrutar de várias experiências ligadas à natureza como, rafting no Rio Minho, caminhar pelos Trilhos do Parque Nacional da Peneda-Gerês, descobrir a frescura da água da Fonte de S. João. Além disso, poderá também partir à descoberta do património deste lugar, como o Castelo de Melgaço e o Museu do Cinema. Todas estas experiências irão, com certeza, despertar o seu apetite. Em Melgaço, encontra vários sabores deliciosos como o autêntico Vinho Verde, as migas doces e a famosa lampreia com arroz à bordalesa.

 

Termas de Monção – Monção

Junto às margens do Rio Minho, poderá desfrutar de umas excelentes férias de repouso e relaxamento nas Termas de Monção, cujo balneário data de finais do século XIX. As suas águas minerais são reconhecidas e indicadas para o tratamento de patologias respiratórias, osteoarticulares, dermatológicas, musculares, imunitárias e do sistema nervoso. Na sua maioria, os tratamentos realizados com estas águas apresentam uma ação anti-inflamatória natural.
Nas Termas de Monção e no seu Circuito Termal, poderá encontrar uma ótima oferta termal e balnear, para usufruir de sensações de relaxamento, bem-estar e lazer saudável. Em Monção também pode experimentar outras atividades como um passeio de bicicleta pela ecopista, pesca no Rio Minho, skate no Skate Park. Visite também o património histórico como o Castelo de Monção, o Reduto de Cortes e a Casa das Rodas. No que toca à gastronomia, Monção tem sabores de comer e chorar por mais como o cabrito assado à moda de Monção, as barriguinhas de Freiras, os papudos e as roscas.

 

Caldas de Carlão – Murça

Entre a serra e o vale, encontra as Caldas de Carlão, um lugar ideal para umas férias saudáveis. Desde a sua génese, as águas minerais destas Caldas têm sido utilizadas para tratamentos terapêuticos relacionados com doenças de pele, doenças reumáticas e músculo-esqueléticas e doenças do aparelho digestivo. Inúmeros povos da pré-história procuraram as águas minerais das Caldas de Carlão pelos seus benefícios curativos e medicinais, tendo sido os Romanos os primeiros a descobrir as suas propriedades para a saúde e bem-estar.

 

Termas da Moimenta – Terras de Bouro

Perto da montanha, na vila de Terras de Bouro encontram-se as Termas da Moimenta rodeadas por paisagens de cortar a respiração. Aqui encontra um espaço dedicado à saúde e bem-estar, repouso e reflexão com oferta de prazer genuíno proporcionado pelas suas águas. As águas sulfúreas das Termas da Moimenta, certificadas pelo Ministério da Saúde através de um Estudo Médico Hidrológico, estão vocacionadas para tratamentos relacionados com as Vias Respiratórias, Músculo-Esqueléticas/Reumatismos e Patologias da pele.
Aqui poderá encontrar inúmeros tratamentos terapêuticos como balneoterapia, estufa de vapor à coluna, pulverização, entre outros. Além disso, poderá experimentar, nas Terras de Bouro, um passeio, a pé ou de jipe, pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês, um passeio de barco no Rio Cávado ou atividades de montanhismo. Visite, também, as albufeiras de Vilarinho das Furnas e de Caniçada e a Geira Romana. Ao almoço, prove o cozido à Terras de Bouro, as Trutas com Vinho Tinto ou o Arroz de Cabrito.

Época termal: 01 de maio a 31 de outubro.

 

Trás-os-montes

Termas de Carvalhelhos – Boticas

As Termas de Carvalhelhos estão situadas a 800m de altitude, no sopé de um castro pré-romano no seio do parque das Serras do Barroso. Estas Termas são popularmente conhecidas como santas devido às suas propriedades curativas. Aqui encontram-se águas de mineralização mediana ótimas para repor o equilíbrio natural do organismo e, particularmente utilizadas em doenças de pele, patologias dermatológicas, afeções do aparelho digestivo e circulatório. Para quem apenas procura o lugar ideal para umas férias saudáveis, estas termas providenciam um descanso revitalizador.

Época termal: 15 de julho a 15 de setembro

 

Caldas de S. Lourenço – Carrazeda de Ansiães

As Termas das Caldas de S. Loureço localizam-se junto da estação ferroviárias da Linha do Tua, a 16km da vila de Carrazeda de Ansiães, no distrito de Bragança em plenas terras transmontanas. As propriedades das suas águas são ótimas para cuidados com o aparelho respiratório, reumatismos e músculo-esqueléticas. Poderá desfrutar de uma grande variedade de técnicas termais como banho de imersão, pulverização orofaríngea, aerossol simples, entre muitos outros.

Época termal: 13 de julho a 30 de setembro.

 

Chaves – Termas & Spa

As Termas de Chaves caracterizam-se por uma tradição milenar que remonta à ocupação do Império Romano na sua antiga província Aquae Flaviae.
As propriedas das águas presentes nestas termas têm indicações terapêuticas para problemas relacionados com o aparelho digestivo, aparelho respiratório, reumatismos e músculo-esqueléticas. Para além da variedade que apresentam em programas terapêuticos, quem procura apenas desfrutar de saúde e bem-estar pode descontrair com várias técnicas termais como imersão em banheira e piscina, banho turco, sauna, hidropressoterapia, entre muitos outros.
A sua envolvente paisagem natural convida ao descanso e à descoberta da natureza. Em Chaves, explore o património como a Ponte Romana, o Castro de Curalha e a Quinta Biológica do Rebentão. Aproveite para passear pela ecopista das margens do Tâmega e assista a um jantar espetáculo no Casino de Chaves. Quanto aos seus sabores, não pode visitar Chaves e não provar o famoso Pastel de Chaves, o Folar de Chaves e o Arroz de Fumeiro.

Época termal: 15 de junho a dezembro.

 

Balneário Pedagógico de Vidago - Vidago

A história deste lugar remonta ao século XIX. Entre 1876-1889, os poderes curativos destas águas foram reconhecidos e premiados em Madrid, Paris, Viena e Rio de Janeiro. Nesta época, o Rei D. Carlos I e a família real procuravam Vidago com frequência, sendo um dos seus destinos privilegiados devido às qualidades e benefícios terapêuticos das suas águas minerais.
O balneário pedagógico de investigação e desenvolvimento de práticas termais de Vidago centra-se em cuidados terapêuticos relacionados com a pele, aparelho respiratório, reumatismos e musculares, aparelho digestivo e sistema nervoso. Além disso, apresenta várias técnicas termais que permitem a manutenção da condição física, para alcançar um estado pleno de satisfação.

Época termal: 01 de maio a 30 de outubro. 

 

Termas das Caldas de Aregos – Resende

As águas das Termas das Caldas de Aregos, captadas a 62º, são reconhecidas pelos seus benefícios medicinais ao longo de vários séculos. Encontram-se em funcionamento durante todo o ano e aqui, pode experimentar vários serviços de saúde e bem-estar, concebidos não só para privilegiar a saúde, mas também a prevenção, promovendo a resistência física e o bem-estar geral. Alguns dos programas terapêuticos que encontra nestas Termas são massagens, hidroterapia, imersões em piscina termal, jato escocês, termalismo pediátrico, etc. As suas águas têm indicações terapêuticas para cuidados com o aparelho respiratório, reumáticas e músculo-esqueléticas.
Quer relaxar, mas também gosta de um bocadinho de aventura? Ao visitar as Termas das Caldas de Aregos, poderá experimentar nesta região a adrenalina do jetski ou praticar canoagem. Para os adeptos de património, há muito pot onde explorar como a Igreja de S. Martinho de Mouros, a ilustre Casa de Ramires e as estações arqueológicas da Mogueira e de Santa Maria de Cárquere. Já para quem é fã de boa comida, sugerimos que prove as cavacas de Resende, os rosquilhos de Arêgos e a falachas de S. Brás.

Época termal: todo o ano.

Veja Também...

Fale connosco...

Para esclarecimento de dúvidas e disponibilização de mais informações não hesite em contactar-nos.