Trinta e sete distinções para o Porto e Norte nos prémios "Cinco Estrelas Regiões"

#Notícias

O destino Porto e Norte foi premiado com trinta e sete distinções no âmbito do prémio «Cinco Estrelas Regiões», galardões atribuídos pela votação dos portugueses, que assim escolhem o que o País tem de melhor em diferentes áreas.

Em todas as categorias o Porto e Norte teve prémios, o que é demonstrativo da capacidade de atração do destino. Na categoria de «Paisagens», foram selecionados os Passadiços do Paiva, o Miradouro da Fraga do Puio, o Miradouro de São Leonardo da Galafura, o Monte de Santa Luzia e o Trilho do Vinho do Porto. “Este conjunto de prémios valida o que tenho vindo a dizer desde que assumi funções: o Norte tem tudo”, considera Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte, enfatizando que “a região proporciona umas férias inesquecíveis e possui uma diversidade de oferta que nos permite responder às necessidades de qualquer turista”.

No que diz respeito à cozinha, gastronomia e produtos regionais a escolha recaiu no bacalhau à Braga, no pudim Abade de Priscos, na posta mirandesa, no vinho do Porto, no sarrabulho, nas cristas de galo e na alheira.

Do património, material e imaterial, destaque para o Bom Jesus, Serralves, Serra do Alvão e os artesanatos de renda de bilros, louça preta de Bisalhães (declarada em 2016 como Património Cultural Imaterial pela Unesco), filigrana e ainda o galo de Barcelos. As vilas do Gerês, de rio de Onor, Vilarinho de Negrões e Arcos de Valdevez também mereceram distinção por parte dos portugueses.

Na área dos hotéis, urbanos, de enoturismo ou de turismo rural, as escolhas recaíram no Douro Royal Valley, no Hotel Minho, nos hotéis Moov, na Quinta de La Rosa e nas Casas do Pousadouro. A festa popular da Nossa Senhora da Agonia foi eleita na categoria de «Festas e Romarias». As praias do Norte também mereceram destaque, nomeadamente as praias fluviais do Azibo e das Azenhas, e as praias marítimas da Apúlia e do Senhor da Praia. O Nature Water Park de Sabrosa foi galardoado na categoria de parque temático.

O prémio «Cinco Estrelas Regiões» é um sistema de avaliação que mede o grau de satisfação que produtos, serviços e marcas de origem portuguesa outorgam aos seus utilizadores. Através de um inquérito nacional, com nomeações diretas pela população, foram identificados os ícones nacionais mais relevantes para os portugueses, ao nível de elementos culturais, recursos naturais, monumentos e património, aldeias, vilas e cidades, gastronomia, assim como produtos naturais e típicos do nosso país.

Durante nove meses, cerca de 260 mil consumidores avaliaram mais de 900 itens.

Veja Também...

Fale connosco...

Para esclarecimento de dúvidas e disponibilização de mais informações não hesite em contactar-nos.