O Turismo de Portugal criou o Selo "Estabelecimento Clean & Safe" para reconhecer as empresas do setor turístico que cumpram as medidas recomendadas pela Direção Geral de Saúde para evitar o contágio por Covid-19.
O selo pode ser requisitado por Empreendimentos Turísticos, Empresas de Animação Turística e Agências de Viagem e Turismo que cumpram as disposições da Declaração de Compromisso, que estará disponível nas plataformas digitais do Turismo de Portugal relativas ao registo das empresas turísticas. Depois de submeter a declaração no Registo Nacional de Empresas Turísticas (RNET), Registo Nacional de Animação Turística (RNAT) ou Registo Nacional Agências de Viagens e Turismo (RNAVT), o Selo "Estabelecimento Clean & Safe" fica disponível para as organizações o utilizarem nas suas instalações ou em qualquer canal de divulgação e venda.
É possível solicitar este selo desde a passada sexta-feira, dia 24 de abril. O selo é gratuito e não obrigatório, no entanto, os estabelecimentos aderentes podem ser sujeitos a auditorias aleatórias realizadas pelo Turismo de Portugal em colaboração com as entidades competentes.
Esta é uma iniciativa do Turismo de Portugal e da Confederação do Turismo de Portugal (CTP) e contou com as contribuições de outras associações so setor. O objetivo é, por um lado, sensibilizar as empresas para o procedimentos mínimos a adotar e, por outro, reforçar a confiança dos consumidores no destino Portugal, por forma a incentivar a retoma do setor a nível nacional e internacional.
Segundo o comunicado publicado no site do Turismo de Portugal, brevemente, esta medida deve ser alargada a outras áreas de atividade que poderão fazer o pedido através do Balcão do Empreendedor (ePortugal.gov.pt).