O Turismo de Portugal e a Fábrica de Startups lançaram a primeira iniciativa do programa FIT – Fostering Innovation in Tourism apresentado no início do ano. Tourism Explorers é um programa nacional de criação e aceleração de startups que vai já na 4ª edição.
O projeto, que vai decorrer em 12 cidades portuguesas, pretende capacitar os empreendedores de todo o país ajudando a reduzir as assimetrias regionais, após um período de estagnação do setor.
Dividido em duas fases, Ideação e Aceleração, o programa vai decorrer em livestream simultâneo a partir as cidades de Aveiro, Beja, Caldas da Rainha, Coimbra, Covilhã, Évora, Faro, Lisboa, Porto, São Miguel (Lagoa e Ponta Delgada), Setúbal e Viseu. Na fase de Ideação, os participantes serão desafiados a encontrar soluções inovadoras para os novos desafios do setor. Na segunda fase, o objetivo é testar e validar o modelo de negócio proposto pelas startups.
A Secretária de Estado do Turismo, em declarações, enfatizou a importância deste projeto referindo que iniciativas como o Tourism Explorers pretendem “ensinar e ajudar as pessoas que querem criar os seus negócios inovadores” no setor do turismo.
As diferentes fases do concurso decorrem nas seguintes datas:
A inscrição é gratuita e deve ser feita através do site www.tourismexplorers.pt.