O Turismo de Portugal reforçou as linhas de apoio às empresas do setor com o alargamento do âmbito de aplicação da Linha de Apoio à Tesouraria às pequenas empresas e o reforço da respetiva dotação orçamental para 100 milhões de euros. Foi também lançada uma nova Linha de Apoio à Qualificação da Oferta com orçamento de 300 milhões de euros.
A Linha de Apoio à Tesouraria para Micro e Pequenas Empresas viu também a extensão da aplicação do mecanismo de conversão de 20% do financiamento a fundo perdido a todas as candidaturas que sejam apresentadas pela mesma empresa e passou a permitir a apresentação trimestral de candidaturas.
Esta linha foi criada como mecanismo de apoio à tesouraria das empresas no contexto da pandemia e já apoiou mais de 7 300 empresas com cerca de 57 milhões de euros. As micro e agora também as pequenas empresas podem candidatar-se a este financiamento que corresponde a 750 euros por posto de trabalho/mês, pelo período de três meses, no máximo de 20 mil euros (microempresas) e de 30 mil euros (pequenas empresas), dos quais 20% podem ser convertidos a fundo perdido.
A Nova Linha de Apoio à Qualificação da Oferta, com uma dotação orçamental de 300 milhões de euros, já entrou em vigor e tem como objetivo apoiar o esforço de investimento das empresas do turismo, em particular no que diz respeito à requalificação dos respetivos empreendimentos e estabelecimentos, no sentido de adaptar e preparar a oferta turística, para acelerar o processo de recuperação do setor.