O Porto e Norte de Portugal marcou presença na Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), realizada em Buenos Aires, depois de um Roadshow que incluiu outras cidades argentinas, como Rosário e Córdoba.
Portugal foi o país convidado desta edição, o que reforçou de forma significativa a visibilidade do destino junto do trade e dos viajantes argentinos. O Porto e Norte de Portugal esteve representado pelo seu Presidente, Luís Pedro Martins, e pela Diretora de Marketing, Comunicação e Apoio à Venda, Madalena Dinis, que asseguraram as rondas negociais, sessões de capacitação, reuniões, encontros com operadores e stakeholders locais e um evento com líderes do setor na Embaixada de Portugal.
O mercado argentino assume-se como emergente e com grande potencial de crescimento para Portugal, revelando um interesse cada vez maior pelo país, facto reforçado pelo anúncio da abertura de uma delegação do Turismo de Portugal na Argentina — um passo decisivo para consolidar a presença do país neste mercado e aprofundar a promoção do destino.
Neste contexto, o Porto e Norte destaca-se como uma porta de entrada privilegiada, graças à diversidade da sua oferta turística e à forte ligação cultural e afetiva que une os dois países. Entre os nichos de maior relevância encontram-se o turismo de raízes, uma vez que se estima que cerca de um milhão de argentinos tenham ascendência portuguesa, o turismo religioso, num país onde a maioria da população professa a fé católica e demonstra particular devoção mariana, o turismo cultural e de património, valorizando experiências históricas e artísticas únicas, e o turismo de luxo, que procura experiências exclusivas e de alta qualidade. Estes fatores reforçam o potencial do Porto e Norte como destino de eleição, seja pelo apelo identitário das comunidades descendentes, seja pela riqueza cultural e patrimonial, pela oferta de lugares de peregrinação como os Caminhos de Santiago e os diversos locais de devoção distribuídos pelo território do Norte de Portugal, ou pelas experiências premium destinadas a visitantes que procuram serviços e vivências de luxo.
A participação na FIT foi realizada com o apoio financeiro do programa COMPETE/SIAC, reforçando o caráter estratégico desta iniciativa e contribuindo para a promoção e consolidação do destino Porto e Norte no mercado argentino.