Serra D’Arga poderá ser classificada como paisagem protegida

#Notícias

A Câmara Municipal de Caminha aprovou, em reunião de executivo, a proposta para a criação da Área de Paisagem Protegida Regional da Serra D’Arga, num projeto que inclui também os municípios de Viana do Castelo, Ponte de Lima e Vila Nova de Cerveira.

A proposta cujo objetivo é conservar a Natureza e a biodiversidade da serra e surge numa altura em que o Governo pretende criar um cluster do lítio e da indústria das baterias. A Serra D’Arga é uma das nove zonas que poderão ser abrangidas no concurso público para atribuição de direitos de prospeção de lítio e minerais.

A Classificação da Serra D’Arga como Paisagem Protegida Regional, ao abrigo do Regime Jurídico da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, permitiria travar qualquer intenção de exploração de minérios na região. Para além disso, a criaria as condições necessárias para uma gestão integrada da área por parte dos municípios responsáveis, facilitando a definição de uma estratégia conjunta de preservação e valorização do património existente.

Os municípios envolvidos acreditam também que a proposta traria novas dinâmicas, sobretudo associadas à exploração do território do ponto de vista turístico e das atividades de educação e sensibilização ambiental.

Veja Também...

Fale connosco...

Para esclarecimento de dúvidas e disponibilização de mais informações não hesite em contactar-nos.