O Turismo do Porto e Norte de Portugal organizou, no passado dia 3 de julho, a Special Session "Tourism Business Management: Navigating Uncertain Times" na QSP Summit, destacando o papel do turismo na construção de estratégias resilientes e direcionadas para o futuro.
Carlos Farrica (Booking.com), Isabel Tavares (The Editory Collection Hotels), Javier Beneyto (The Fladgate Partnership), Margarida Almeida (Amazing Evolution), e Luís Pedro Martins, Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, exploraram a forma como o setor está a responder à disrupção, aceleração digital e mudança das expectativas dos viajantes.
O painel abordou temas críticos como os riscos geopolíticos e a diversificação de mercados, a comunicação da segurança sem perder o apelo emocional, a adaptação a um viajante mais digital e cauteloso e o papel crescente da Inteligência Artificial e dos dados na tomada de decisões em tempo real.
No início deste último dia da QSP Summit, durante a sessão de boas-vindas, Luís Pedro Martins sublinhou o forte desempenho da região em 2025: “O Porto e o Norte de Portugal estão a crescer muito acima da média nacional este ano”. No primeiro trimestre do ano, os proveitos totais do alojamento turístico aumentaram 4,8%, enquanto o número de hóspedes cresceu 2,3%. Estes resultados refletem a capacidade da região para se manter competitiva e relevante num panorama global altamente dinâmico.
Um grande obrigado aos nossos oradores convidados e a todos os que se juntaram a nós para pensar o futuro do turismo. Mas também à organização da QSP Summit por ter recebido, mais uma vez, a Special Session do Turismo do Porto e Norte. Este evento tornou-se parte integrante da identidade da nossa região e estamos totalmente empenhados em assegurar a sua presença aqui por muitos anos.